
Depois do trâmite normal de todas as sessões, chamada dos vereadores, Oração do Dia pelo pr e vereador Robson Rocha, a leitura da ata da sessão anterior pelo diretor legislativo Milton Guerreiro que foi aprovada e, antes do intervalo regimental, o vereador Jota Batista, ressaltou a presença do ex vereador e presidente do legislativo Paulo Galego e do ex vereador Everaldo Borges.
Logo após o intervalo, foi feito o pequeno expediente, e uma prévia do que seria discutido no grande expediente, o vereador Jorge Maécio apresentou um projeto de lei, que foi elogiado por todos os demais colegas, por ser um projeto que visa, recuperar e preservar mananciais existentes na região e, que abastecem de uma forma ou de outra o rio do Peixe, que por sua vez, abastece toda a cidade e região. Jorge Maécio disse que, já entrou em contato com os diretores da Veracel Celulose e, que o Ministério Público também será chamado a compor uma base de trabalhos, onde todos os fazendeiros, sitiantes e donos de terras, onde houver uma nascente, que esta seja preservada, com plantio de árvores, as margens de rios, deverão receber plantio de árvores nativas como forma de preservação ambiental e evitar o assoreamento e, que o rio do Peixe possa ter dentro em breve um maior fluxo aquífero e com isto ter condições de um abastecimento regional abundante, de modo que a Embasa, não tenha que dentro em breve, começar a fazer recessão no abastecimento da cidade. O projeto do vereador Jorge Maécio começa com o apoio da prefeitura municipal através do seu administrador, o prefeito Neto Guerrieri.

Jota Batista, ao iniciar seu discurso cumprimentou a toda a imprensa destacando alguns veículos de comunicação e depois fez elogios ao projeto do vereador Jorge Maécio, dando conta de que é necessário iniciar uma preservação urgente, pois segundo o vereador, seu companheiro de legislativo foi muito feliz em abordar um tema que aos poucos vai passando despercebido e quando o problema for notado, ficará mais dificil ainda a referida recuperação.
Como prova, o vereador Jota Batista lembrou o acidente da cidade mineira de Mariana, e que agora todas as cidades banhadas pelo rio estão sofrendo as consequências, lembrou o vereador que um galão de água mineral chega aos 30 reais e mesmo assim não tem água. A situação de Mariana é totalmente adversa ao que pretende ao vereador Jorge Maécio, já que lá, o problema foi detectado e até um TAC foi assinado entre os representantes da empresa e o Ministério Público, como o TAC não foi cumprido, o desastre de agora veio referendar a falta de cuidado. Porém aqui na região, um TAC poderá ser formado entre a CME, Veracel, MP e donos de terras ao longo dos rios, para que a região seja contemplada como foi a região de “Bonito” que hoje serve como ponto

turístico no estado do Mato Grosso do Sul e, se existe uma coisa boa a se copiar, por que não o que foi feito em outro estado e trazer par a região de Eunápolis, principalmente no rio do Peixe, um exemplo como este, já que a Câmara de vereadores através do projeto 47/2015 do vereador Jorge Maécio e apoiado por todos os demais vereadores.
Outro vereador a se pronunciar foi o vereador Adelson do Alecrim, que está batendo na saúde do município, como se a cidade não tivesse o prefeito que tem e, nem o Secretário de Saúde como Mário Gontijo, talvez seja por estar querendo ser prefeito de Eunápolis, mas este não é o caminho mais curto.
O rota51 fez recentemente uma crítica à saúde, com relação ao atendimento ao público, quando um funcionário municipal buscou ajuda no posto de saúde do Dinah Borges e foi

colocado para fora do posto debaixo de chuva, enquanto a funcionária dava abrigo a um outro jovem, mas a fiscalização do vereador Adelson é inerente ao seu mandato e, ele tem que fazer isto mesmo, é tanto que ele ajuizou uma queixa no Ministério Público, para que este interpele o prefeito Neto e ao Secretário Mário Gontijo, por que é que, alguns medicamentos populares estão faltando nas farmácias do município. Porém o mais engraçado, foi quando o vereador Adelson, em seu discurso, disse que foi arguido pelo vereador Zé Pelanca, quanto a sua posição de Presidente do Sindicatos dos Rodoviários e é dono de uma empresa de turismo e, ao mesmo tempo vereador, Adelson deu a sua resposta, mas deixou algo incerto no ar.
Quando o referido vereador quis assumir o sindicato que ele atualmente preside, a reportagem do rota51 estava presente e acompanhou todo processo, naquela época o presidente do sindicato dos rodoviários e vereador, não tinha a empresa de turismo que tem hoje, coisa que poucas pessoas sabem, e se perguntarem ao vereador como ele conseguiu a referida empresa com 3 ônibus, a resposta poderá ser meio embaraçosa, porém pode até ser normal, mas para o presente momento é muito imoral, mas como tudo tem um princípio, meio e fim, a origem pose ate ser normal, isto pelo fato de como um sindicalista que defende a classe trabalhadora, a dos motoristas de ônibus regional, interestadual e até mesmo a nível nacional, poderá legislar contra ele mesmo? Mas isto é problema do imposto de renda.

Outro que se posicionou a favor do projeto de Jorge Maécio foi Zé Carlos do taxista, e depois falou sobre a UTI do Hospital Ames, dando conta de sua necessidade, pois ele é prova viva da necessidade e que teve a sua vida salva pela referida UTI, pois no momento não tinha condições físicas, nem para sair de Eunápolis para outro centro de tratamento. Pelo pronunciamento do vereador Zé Carlos, é preciso lembrar que o HRE também, tem uma UTI que so falta o governo do Estado, dar o seu aval para que ela comece a funcionar, pois esta é uma novela que vem se arrastando pelo município há muito tempo e até hoje, não teve governo que resolvesse a situação. Jaques Wagner prometeu e não cumpriu, coisas de Petista, o PT deveria punir seus afiliados que prometem e não cumpre, mas também se o PT não teve condições de estagnar a corrupção brasileira que ele tanto condenou, como fazer cumprir o que não pode.
Depois dos pronunciamentos, todos os projetos para votação foram aprovados, junto com as indicações do dia.
Nova sessão foi convocada para a próxima 5ª feira, 26/11, Às 08h30 na CME, av Artulino Ribeiro bairro Dinah Borges.
FOTOS: PBarbosa