Existe uma premissa, que quando uma pessoa faz questionamentos, é porque ele quer saber das respostas, e melhor que ninguém, a presença dos acusados para responder a estes questionamentos. Pois bem, depois que voltou de Brasília DF, o vereador Gildair da telha sul, voltou o “paladino” da decência e da transparência, e quem estava na CME viu a feracidade com a qual o referido vereador se vestiu para “detonar” o ex prefeito Neto e o ex secretário de saúde Dr. Mário Gontijo, pela verba de 1 milhão para a UPA, que veio e sumiu tudo e, que segundo ele, quando perguntou a Jairo Jr e outras pessoas , as respostas é que os equipamentos, não existiam na prefeitura e que segundo o vereador, a “grana sumiu”, e que ele trouxe as informações e do Ministério da Saúde onde ele esteve.
O rota51.com fez uma matéria sobre o assunto, mas acabou tomando conta das redes sociais, e então a reportagem deste portal de notícias saiu a campo e procurou exatamente os responsáveis à época não só pela administração da cidade como também pelo setor de saúde.
O primeiro a responder foi o ex prefeito Neto Guerrieri que enviou planilhas à redação do site, dando conta de onde estão os equipamentos, o que foi recebido e o que foi gasto em material, vejam a seguir:
Na sequência, Dr Mário Gontijo, enviou sua resposta, também mostrando a prestação de contas que foi feita na transição de um governo para outro, existem documentos mostrando esta situação, mas que não foi procurada para que as observações fossem feitas. O vereador Gildair, esteve na CME durante todo mandato de Neto e pode observar de perto o que foi feito com o dinheiro público durante a sua gestão, como também a gestão de Mário Gontijo e muitas outras coisas poderiam ter sido procuradas e não foi.
Informações de Neto Guerrieri:
[08:03, 26/5/2017] NETO: O ministério passaria 102 mil de contrapartida após habilitação (3 meses de funcionamento)
[08:03, 26/5/2017] NETO: Com a saída de Dilma o ministro da saúde atual não concedeu habilitação e falou não oficialmente que para abrir serviços era necessário fazer conta senão o município teria que sustentar
[08:03, 26/5/2017] NETO: Upa e viável em cidades que tem hospitais como de Porto que recebem 4.2 milhões enquanto recebemos 890 mil para hospital, prestadores de laboratório, clinicas de imagem, fisioterapia e etc.
[08:04, 26/5/2017] NETO: Para funcionar a UPA, de 280 a 320 mil.
[23:16, 25/5/2017] NETO: Todos tombados pela Prefeitura!!
[23:17, 25/5/2017] NETO: E estavam no almoxarifado esperando a compra do restante para a abertura da UPA
[23:18, 25/5/2017] NETO: Tudo foi vistoriado e recebido pela a equipe de transição !!
[23:19, 25/5/2017] +55 73 8115-3033: Vou dar nele uma pancada só.
[23:22, 25/5/2017] NETO: Mario vai pedir a Promotoria e ao Conselho que investigue!!
[23:38, 25/5/2017] NETO: Obrigado
Já o ex secretário de saúde Dr. Mário Gontijo ao entrar em contato com a redação do rota51.com enviou a seguinte mensagem:
[07:09, 26/5/2017] Dr Gontijo: Eu vi isso. Mas não estou entendendo a desinformação se isso está tão documentado. 2014 consegui um recurso no MS para equipamentos pois a Upa inaugurada em dez 2012 faltava fim de obras e não tinha no projeto equipamentos.
[07:10, 26/5/2017] Dr Gontijo: 2015 foi licitado após termino da obra o que foi muito difícil devido ao falecimento trágico de Leleu.
[07:11, 26/5/2017] Dr Gontijo: Equipamentos comprados prestado conta no TCM e parte do dinheiro ainda ficou na conta pois alguns lotes não tiveram interessados em vender.
[07:12, 26/5/2017] Dr Gontijo: Os equipamentos ficaram no almoxarifado. Comissão de transição esteve lá e tudo consta no tombamento municipal.
O vereador Gildair, agora sabendo onde estão os equipamentos, poderá dar seguimento à sua investigação, Gildair está fazendo a sua obrigação, a função de um vereador é fiscalizar, votar leis e aprovar leis que venham beneficiar o seu município, questionamentos assim o colocam no topo das investigações parlamentares, desta feita, vamos dar algumas sugestões para que o vereador continue investigando dinheiro público que já passou pela PME, como por exemplo: Durante o governo de Neto a UPA não funcionou, ela estava toda escorada de madeira, sem condições de atendimento, o vereador deve então procurar onde foi para o dinheiro da construção mal feita e dos equipamentos que desapareceram à época, onde foi parar o dinheiro, das avenidas Ayrton Senna e Sudoeste, onde deveria ter sido feito uma pavimentação asfáltica ligando o bairro It6apoã ao cento da cidade na rua da Colônia, o referido asfalto só foi feito no governo Neto Guerrieri com o nome da mãe do vereador Jota Batista, Av D. Anerita Costa, duas verbas foram para as “cucuias” e o vereador não falou nada; o bairro Dinah Borges tem hoje aproximadamente 150 ruas asfaltadas, e os moradores nadam no barro e na poeira, o vereador tem que correr atrás para saber quem asfaltou, quanto custou, isto é função do vereador, a cidade inteira tem muitas ruas asfaltadas e a exemplo de uma delas é a Marcílio Dias, no Pequi, alvo de várias matérias do rota51.com, um vereador atuante faz exatamente isto que Gildair da telha sul está fazendo, mas de forma horizontalizada, pois o fogo que destrói uma pradaria, queima de morro acima. E como a denúncia foi feita, as respostas virão imediatamente. Neto Guerrieri usou dinheiro do governo federal e construiu todos os postos de saúde que, cujas casas eram alugadas, hoje são do município, pavimentou várias ruas, reconstruiu o colégio Anésia Guimarães que Robério derrubou e colocou os alunos em um hotel e hoje, o Anésia Guimarães está todo reconstruído, foram gastos 2 milhões em verbas próprias, Neto não fez o esgotamento sanitário, por que foi traído pelo vice governador João Leão, cuja verba nem saiu de Brasília e João Leão disse que estava na CEF e, não estava, foi o beijo de judas do século XXI(o rota em a foto), com o dinheiro federal Neto terminou as quadras cobertas, deixou no Juca Rosa duas grandes obras, a policlínica e uma colégio no Dinah Borges, cujas obras estão em andamento.
Neto todo mês, colocava out doors nas ruas mostrando uma prestação de contas preliminar, dando conta da origem e destino das verbas municipais, isto sumiu neste novo governo, o vereador precisa ver isto, ou ele não tem o olho de “tandera” ou a sua visão funciona só para um lado?
Paulo o jogo é jogado e os votos são comprados, é visivel que estão apostando nos vereadores para a inegibilidade politica de Neto de maneira sordida, como esta mentira que ja se tornou verdade para muitos independente das provas, planilhas e extratos apresentados de forma transparente, não adianta mostrar a luz a quem procura o escuro, os olhos se fecham.