
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura lançou na manhã da última quinta-feira, 16/04, o 1º Mapeamento Cultural de Eunápolis. O evento aconteceu no Auditório da Câmara de Vereadores e contou com a participação de representantes da comunidade cultural e artística do município, de instituições, e autoridades do poder público.
Segundo o Coordenador do Departamento Municipal de Cultura, Sumário Santana, diante do novo contexto da política pública de cultura no Brasil, o Departamento percebeu a necessidade de um mapeamento municipal. “Hoje contamos com uma legislação específica e estruturante para ações culturais em nosso país. Temos o Sistema Nacional de Cultura e a Política Nacional Cultura Viva. Aliados a essas políticas nacionais, criaremos nossas políticas e programas municipais, porém, para isso necessitamos de dados mais precisos e informações atualizadas da realidade local”, explicou Sumário.
Para tanto, a equipe do Departamento de Cultura iniciará um mapeamento cultural da cidade de Eunápolis, localizando, identificando e registrando os artistas, grupos e comunidades culturais do município. “Nosso objetivo é, de posse do registro de nossos artistas e manifestações culturais, subsidiar a construção de políticas públicas de cultura com o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural do município, servindo também como aporte para futuras pesquisas na área”, concluiu Adail Brito, Secretária de Educação e Cultura de Eunápolis.Estiveram presentes, Anselmo Faria do Viola de Bolso, Prof. Vanusa da UNEB, Sumário Sec. de Cultura, a prof Adail Brito Sec. de Educação e a artista Rosângela Nascimento.
Além da atuação da Secretaria de Educação e Cultura, o Projeto de Mapeamento Cultural conta com o apoio do Ponto de Cultura Viola de Bolsa e da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XVIII.
Por: SECOM-PME / FOTOS: Pbarbosa
[nggallery id=1015]