
Na sessão deste dia 27/04, na Ordem do Dia, onde foi marcado com um “X”, porque alguns vereadores faltaram e, pela falta suas indicações não puderam ser apresentadas e nem votadas, já que alguns em viagem, outros por cirurgia e internados, mas as devidas indicações serão apresentadas com a presença dos mesmos. No início da sessão, o presidente da casa Jorge Maécio, leu um trecho bíblico como sempre faz e depois foi feita a oração do dia, após confirmado “quórum”, foi lida a ata da sessão anterior e sua aprovação e depois, foi lida a Ordem do Dia com as matérias da pauta.
Depois do intervalo regimental, a sessão começou quando a presidente da APLB prof.ª Jovita Lima, usou a tribuna para o seu pronunciamento, sobre a educação de Eunápolis, iniciando dizendo que em 2020 não houve reajuste salarial, dos perigos existentes de toda a sorte, dentro e foram da escola, escolas que foram fechadas e que foram recolocadas em salas de aula sem nenhuma estrutura de acolhimento, fechamento de escolas como o CEMEI do bairro Juca Rosa, e o EJA, educação de jovens e adultos, e depois falou sobre a vacinação dos professores e auxiliares, e da qualidade da educação on line de alunos menos favorecidos, em suma, Jovita falou o que todo mundo já sabia, só que falta coragem na hora certa, para colocar na pauta da Secretaria de Educação, uma atenção básica especial para os alunos de menor poder aquisitivo, outra coisa importante, é a vacinação de professores e auxiliares, pois em uma determinada escola, matéria do rogta51.com, professores infectados e sendo obrigados a trabalhar.
O presidente Jorge Maécio, fez alusões aos vereadores ausentes, como prof. Tiago viajando, Marcão do salão em cirurgia e, o vereador Zé Carlos, depois de um malo súbito á noite, está fazendo vários exames, por isto suas indicações não foram apresentadas para votação.
Francis fez alusão ao seu projeto de lei, para que o município faça a reserva de vagas para pessoas com deficiências físicas em cargos comissionados na administração pública e, depois falou de sua fiscalização na policlínica, sendo muito mal atendido pela diretora da entidade, e depois pediu ao presidente Jorge Maécio, que intervisse junto à administração municipal sobre esta situação, pois como vereador precisa ser respeitado em suas visitas às entidades municipais.
Renato Bromochenkel fala sobre a policlínica, sendo que o estado tem 26 delas espalhadas pelo território baiano sendo que 123 delas, já em funcionamento, e promovem 2.500 consultas e exames, sendo que o atendimento diário é de 125 pessoas. No grande expediente, o Pastor/Vereador, ainda falou na tribuna que é a favor da assinatura do consórcio, pois pelas suas investigações, o município gasta com imagens fotográficas por mês, R$ 600 mil reais e, não pode estar no consórcio?
Carmem Lúcia, além de sua indicação de pavimentação das ruas do bairro Vivendas Costa Azul, é uma vereadora que também tem sempre cuidando de manter em evidencia a necessidade de melhorias na educação, principalmente para crianças de pouco poder aquisitivo, voltando a criticar a forma com que os aluno estudam em casa, e muitos até sem condições de terem uma internet melhor para que seus estudo não fiquem prejudicados. Carmem ainda, defendeu que para estes alunos a merenda escolar seja liberada mesmo sem as aulas, para que possam se alimentar em suas casas, pois a pandemia tirou o emprego de muitos pais de família, e com isto houve um grande comprometimento na renda familiar. Carmem voltou a falar na vacinação de professores e auxiliares, o que vem fazendo em outras sessões.
Pedro Queirós, falou mais uma vez da vacinação, dando conta de que na URBIS, local onde nasceu a sua candidatura, o Colégio Fernando Alban, tem um espaço excelente para a vacinação, e em uma indicação Pedro, apresentou uma indicação e que foi aprovada, para que neste período de pandemia, fosse incluído no decreto municipal que normatiza, em função da pandemia, que não houvesse cortes de energia ou água, enquanto durar este estado de calamidade pública. Só que é preciso saber que não é só a URBIS, que precisa ser vacinada, os demais bairros também precisam e nestes, existem escolas que podem ser utilizadas para o mesmo fim.
O presidente da Câmara Municipal Jorge Maécio, sempre faz as suas considerações, mais específicas e abalizadas, pois ele, é o bombeiro municipal sempre apagando fogo, e sempre buscando o consenso entre os edis, em seus pronunciamentos dentro do regimento Interno e do manual do vereador.
Nova sessão do legislativo na próxima 5ª feira 30/04, às 08hs30m, na CME av Artulino Ribeiro, Bairro Dinah Borges, ao final de tudo, o presidente Jorge Maécio, chamou a atenção dos vereadores, com relação ao horário de início das sessões, segundo presidente, haverá uns minutos de tolerância, caso não seja obedecido, faltando quórum, a sessão será encerrada, a partir da próxima sessão, todo mundo na hora certa.