
Depois da chamada nominal foi feita a Oração do Dia pelo vereador e Pr. Robson Rocha e em seguida o Diretor Legislativo Milton Guerreiro, fez a leitura da Ata da sessão anterior que foi discutida e aprovada e, o 1º secretário Jorge Maécio fez a leitura da Ordem do dia, onde constam todos os projetos de lei e indicações desta sessão. E depois foi feito o intervalo regimental de 15 minutos.
Ao reiniciar a sessão, iniciaram os discursos com Galego do regional, solicitando das autoridades uma maior atenção para os GCMs, Guardas Civis Municipais, dando conta de que eles necessitam de além do equipamento completo, todo apoio para o seu trabalho e, depois Galego seguiu com suas amenidades e findou o seu discurso.

O vereador Jose Carlos falou do evento acontecido na CME quando esteve presente o vice Governador João Leão, o deputado Ronaldo Carleto e que culminou com a filiação do prefeito Neto ao PP. Zé Carlos, falou de projetos do Executivo enviados ao Legislativo e que ele como Presidente da Comissão também tem uma comissão que estuda a viabilidade dos projetos, sendo que todos são examinados de perto e todos eles, tem a aprovação da CME devido ao fato de serem projetos perfeitamente executáveis e sérios. Zé Carlos denunciou que em muitas pessoas estão construindo condomínios fechados, mas querem a isenção do IPOTU e que isto não é possível e nem pode ser, pois todos os moradores de condomínios fechados têm de pagar IPTU.

Já o vereador Jorge Maécio, diante da noticia de que pegou fogo no parque do gravatá, e que somente depois que a Veracel cedeu um caminhão pipa, é que o fogo foi apagado, ele ressuscitou a necessidade da implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar em Eunápolis. Neste discurso, o vereador Maécio pediu que todos os vereadores, entrassem em contato com seus deputados estaduais e federais, solicitando destes, apoio junto ao Governador Rui Costa, sobre a necessidade deste efetivo na cidade. Depois o vereador falou que há 8 meses não é repassado pelo governo, o salário do SAMU, quando o governo federal paga 50%, o governo do estado paga 30% e o município paga 20%, só que por falta destes repasses, o município tem pago 50%. De acordo com os discursos, os impostos que a Veracel trem pago e depositado nos cofres do Estado, o governo não tem repassado ao município e foram feitas várias tentativas pela liberação destes recursos, mas o governo do estado tem mantido o pé na parede e não paga, até o secretário Josias já foi acionado, mas o dinheiro não saiu e a prefeitura de Eunápolis mesmo assim tem mantido seus compromissos.


Jota Batista, diante do processo administrativo e da situação financeira em que o país está afundando, e dos discursos que ouvem sempre, dos políticos, Jota Batista disse que o discurso do deputado Robinho foi “ridículo”.
O vereador Aderbal, usou a tribuna, para enaltecer a cultura brasileira, quando falou de Noel rosa e suas composições maravilhosas, Ataulfo Alves e A Professorinha, Luiz Gonzaga e suas musicas retratando o nordeste, Jackson do Pandeiro, Lupicínio Rodrigues, Caymmi e tantos outros, foi um discurso antológico. Aderbal na realidade quis mostrar o que era feito antes e o que está sendo feito agora e dentro deste contexto, falou se duas frustrações, mas que gostaria de ver o Brasil mudar e, mudar pra melhor, na semana que vem, Aderbal disse que irá falar de Juscelino Kubistchek de Oliveira.
FOTOS: PBarbosa / rotga51.com