
Depois da chamada dos vereadores, da Oração do Dia pelo Pr. Robson, da leitura da ata da sessão anterior que foi lida pelo diretor legislativo Milton Guerreiro e depois de apreciada foi aprovada, foi lida a Ordem do dia.
No uso da palavra livre, esteve o diretor de tributos do município Marcus Braga, que foi explicar o projeto de lei do Executivo 10/2015 que autoriza o município receber bens imóveis, no pagamento de dívidas tributárias, mas que para que isto ocorra é preciso a aprovação de um projeto de lei neste sentido, para tanto será feita uma matéria específica sobre este projeto.

O vereador Lucas leite pediu e a CME aprovou a indicação de nº 141, que solicita do município que seja firmado um convênio de estágio com a UNEB Campus XVIII, e seus alunos, para que estes possam prestar serviços nas áreas de licenciatura em História e letras, e bacharelado em Administração, e pós graduação em estudos transdisciplinares em cultura e linguística ao ensino de língua portuguesa. A indicação do vereador foi aprovada, precisando apenas da sanção do prefeito Neto Guerrieri.

O pastor Robson falou da sua indicação, onde está pedindo uma maior atenção do município para a rua Arco Íris, no bairro Centauro que precisa urgentemente de uma pavimentação asfáltica ou piso inter-travado, de qualquer forma será um avanço para a referida rua. Pr. Robson também pediu 1 minuto de silencia pelo falecimento do funcionário público Zé do Rádio, depois fez menção a atuação do prefeito Neto Guerrieri em cumprir a sua meta de campanha, em manter o aumento salarial do funcionalismo, atendendo a chamada “data base”, quando outros prefeitos passavam por cima da lei, sem nem ao menos dar a devida atenção ás necessidades funcionais dos servidores municipais. Robson Rocha tem sido um dos maiores defensores do funcionalismo público, no que concerne a manutenção salarial dos funcionários, já que o plano de cargos e salários há mais de 15 anos não é atendido, mas que no governo de Neto Guerrieri, esta observação não trem passado despercebida.

O vereador Zé Carlos, depois prestar contas de sua viagem a Salvador e, dos encontros mantidos com o governador Rui Costa, o vice João Leão e o deputado Cacá leão, disse que dentre as solicitações feitas, mais uma vez pediu o asfalto da estrada da Colônia e fez menção ao Dep. Jânio Natal pela emenda de 3 milhões feita e que está sendo usada na pavimentação do bairro Santa Lúcia.
Mas o que deixou o vereador Zé Carlos mais indignado e que ele pediu ao presidente do legislativo que tome uma providencia jurídica contra um cidadão, que na tribuna ele não citou o nome, quando este foi á rádio 98 FM e denegriu a imagem dele e de todos os demais 16 vereadores, Zé Carlos disse que todos são pais de família, trabalhadores, tem uma imagem social a ser respeitada e não podem ficar sendo achincalhados em, uma rádio por qualquer pessoa, e ao que tudo indica, Vavá da farmácia, presidente da Câmara poderá entrar na justiça exigindo uma reparação em favor de todos os vereadores que poderá ser de retratação e também financeira, porém uma coisa que se vê sempre, é que a emissora também poderá ser responsabilizada e pagar indenizações a cada uma dos 17 vereadores, isto pelo fato de não0 haver a desculpa de ser o programa independente, e por não ter uma pauta jornalística, as pessoas vão e dizem o que querem a emissora portadora do fato também responde, já existe uma jurisprudência sobre o assunto, principalmente a 98 FM que é uma emissora pertencente a “Fundação Araci Pinto” a programação te que ser diferenciada, o que torna ainda pior a situação jurídica da emissora. Não basta apenas falar no rádio, as responsabilidades existem e tem que ser cumpridas.
Falaram também Zé pelanca e Galego do Regional, mas uma coisa ficou no ar quando na sessão anterior, o vereador Adelson do Alecrim, depois de ir a tribuna e fazer várias cobranças à administração municipal, dizendo que inclusive, foi ao Ministério Público interpelar o município sobre a questão da saúde e, a falta de remédios, na sua vez, o líder do prefeito Jota Batista, falou para o vereador Adelson, se ele ia continuar batendo na administração ou ia entregar os cargos de seus “apaniguados” que ele tem trabalhando na prefeitura, isto gerou o inicio de um quebra pau, que foi apaziguado pelo chefe de gabinete Rafael Oliveira,, mas nesta sessão Adelson assinou o livro de presença e foi embora mais cedo, o que dá a entender que as coisas foram resolvidas nos bastidores, com o prefeito Neto puxando a orelha de alguém.

Mas Jota Batista, na sessão desta 5ª feira 26/11, não retornou o assunto, e falou sobre a homenagem ao Grupo Viola de Bolso que nos últimos 30 anos vem disseminando a cultura pela região, falou também que tanto o governo do estado na pessoa do secretário estadual de saúde Fábio Vilas Boas e do governo federal, que precisam participar, na implantação oficial da UTI de Eunápolis, pois a contra partida da prefeitura já está depositada, e que por falta da presença destes dois governos a UTI do HRE, ainda está desativada.
Depois das votações e de todos os projetos e indicações aprovadas, a sessão foi encerrada ficando a próxima marcada para a próxima 5ª feira 03 de dezembro, às 08hs 30m, na sede da CME, á av. Artulino Ribeiro bairro Dinah Borges.
FOTOS: PBarbosa rota51.com