
O município de Eunápolis tem experimentado nos últimos anos um salto de desenvolvimento em diversas atividades econômicas, lhe conferindo uma economia com perfil diversificado, onde se destaca a inclusão de novos consumidores, ocasionado pelo aumento do poder de compra dos salários e o crescimento e diversificação do mercado consumidor, o que tem gerado um aumento considerável de demandas.
Neste sentido, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, tem se preocupado em levantar estas novas demandas junto ao empresariado local. No seguimento varejista de alimentos, foi identificada uma nova oportunidade de investimento: a instalação de frigorífico para produção de carne de Ovinos e Suínos. Assim como o Frango – que hoje nosso município produz em larga escala – estes produtos podem atuar como bons substitutos da carne de boi, cujo preço tem se elevado de forma constante.
O consumo destes tipos de carnes tem aumentado consideravelmente de forma regional, nacional e mesmo internacionalmente. Em nossa região identificamos o potencial de abate de cerca de 200 cabeças diárias, o que constitui bom espaço para investimentos, tanto por parte de empreendedores locais, quanto de empresários de outras regiões que podem encontrar no município e região fatores favoráveis para empreenderem na construção de um abatedouro específico para este seguimento.
Além disso, ampliam-se as oportunidades para a atividade agropecuária, destacando-se ainda que a produção de ovinos e caprinos pode representar uma alternativa de oferta de leite especial, pele e derivados. “O Estado da Bahia concentra um dos maiores plantéis de caprinos e ovinos da Região Nordeste, e nossa região só tem a crescer nestes segmentos. É preciso tomar a iniciativa”, concluiu o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Eunápolis, Roberto Martins.