A maior tristeza de um país, com dimensões continentais como o Brasil é ter um Estado como a Bahia, considerada berço-mãe do nascimento do país, é ter um governador que relega a educação superior a um 3º plano, não concedendo aos professores o direito salarial que o poder maior lhes confere.
A educação superior é a continuidade do ensino primário, o que dota aos seus alunos o poder e o direito de continuarem ensinando, para que o futuro de um país não seja comprometido com a educação, sendo um dos piores IDEB do mundo.
Na manhã desta 5ª feira, 09/07 a BR 101 na altura do SAMU professores da UNEB, fecharam a BR, incendiaram pneus, para chamar a atenção da SOCIEDADE, sobre um fato importante, o Governador Rui Costa, segundo uma professora, não deixa as negociações avançarem, professores de cidades como Vitória da Conquista, Feira de Santana e agora Eunápolis, estão há 59 dias tentando negociarem um melhor salário, melhores condições de trabalho e o governador não deixa que as negociações avancem.
Ele não fala se falta dinheiro para os devidos reajustes salariais e, os acertos para melhorar as condições de trabalho, mas como Governador do PT, o chamado Partido dos Trabalhadores, partido criado para acabar com a corrupção, o PT acabou se tornando o maior alvo da justiça brasileira, com seus membros envolvidos nos maiores e piores escândalos corruptos do país, depois Jose Dirceu e Jose Genoíno dentro outros como ícones do “mensalão” e presos por isto, o país amarga o “petróleo” com milhões de reais envolvidos na corrupção e escolas, professores e outras obrigações do governo estadual, sendo deixados na beira da estrada, como marginais da educação e não como mestres do poder ensinar.
Na manifestação desta manhã, professores e alunos estiveram fechando a BR fazendo um pequeno engarrafamento e por tempo determinado, com a presença da PRF tentando negociar com os manifestantes para a desobstrução da BR. O representante dos professores, o prof. Francisco, argumentando o “direito constitucional” ao direito de paralisações e reivindicações e, por seu lado a PRF tentando desobstruir a BR para a passagem de ônibus, carretas e, carros particulares, até que chegaram a um consenso, por mais um breve período de tempo, para que a manifestação chegasse a um final feliz e, foi o que aconteceu.
A saber que o governador Rui Costa também cortou a verba para a construção do esgotamento sanitário, mesmo sabendo que a verba veio do Ministério das Cidades um programa do Governo Federal e que já estava na CEF e agora adeus esgotamento sanitário. Mas o rota51.como sempre tem denunciado que Eunápolis e região não teve antes e não tem agora uma representatividade legislativa que imponha respeito ao governo e que seja respeitado por isto. Enquanto Robério Oliveira estiver cuidando para que seus processos por improbidade administrativa não andem no judiciário e Ronaldo Carletto estiver cuidando de suas empresas, a região e, todo Estado baiano, ficará nas mãos de governadores que administram para seus partidos e aliados, mas nunca para a Bahia e, quem poderá mudar o ruma da história, é exatamente o povo na hora do voto, se de frente tá ruim, piorou de costa. Agora é ver o quanto esta movimentação irá durar e os professores terão seus legítimos direitos reconhecidos, como fomentadores do progresso educacional desta nação.
FOTOS: Pbarbosa
[nggallery id=1171]