Devido às altas temperaturas e a gravidade dos sintomas apresentados não somente pela dengue, mas pela zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde de Eunápolis está intensificando os trabalhos de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Para alcançar melhores resultados e evitar a proliferação do mosquito, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ realizará nesta sexta-feira, 04/12, o ‘Dia da Limpeza’ no bairro Pequi, a partir das 08h.
Recorrente na gestão Crescendo com Responsabilidade, o ‘Dia da Limpeza’ é uma ação onde a população e servidores da saúde, infraestrutura e serviços públicos realizam um grande mutirão de combate e prevenção aos focos do mosquito Aedes aegypti.
A ação, que acontecerá durante toda a manhã, terá sede de apoio na Unidade Básica de Saúde José Moreira, antigo Otto Alencar, de onde as equipes partirão para o recolhimento de lixo, pneus e entulho, visitas aos domicílios, orientação educativa quanto às medidas contra a proliferação do mosquito, eliminação dos criadouros, tratamento e panfletagem.
“Hoje nosso combate não é mais apenas à dengue, mas a duas novas doenças que são transmitidas pelo mesmo mosquito e que causam grandes problemas de saúde pública, entre eles, a mais recente descoberta, a microcefalia nos fetos, causada pelo Zika vírus. Combater este mosquito é um problema de todo eunapolitano. O morador do Pequi deve juntar todo o lixo de suas casas e concentrar nas portas para retirarmos. Além disso, abram suas portas e permitam a visita de nossos agentes. Saúde se faz com prevenção e é exatamente isso que faremos”, pediu Katiane Santana Laurentino, Coordenadora de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Eunápolis.
Por: SECOM-PME / Foto: Arquivo SECOM