Há muito tempo que a GCM, Guarda Civil Municipal anda aquartelada. Os salários estão sendo pagos, senão já tinham gritado, mas fazer o que devem fazer, ninguém vê nada. Os GCM’s, ajudaram a eleger um vereador Xinha e, até o momento ele não tocou no assunto.
Parece que os GCM’s não em um coordenador que brigue pela causa e nem pela instituição, espera-se que ele exista, mas que esteja fazendo o jogo da administração, pois foi em outra gestão do atual prefeito que foi feito o concurso e a posse dos GCM’s e, de uns tempos para cá, estão sumidos, poderiam estar tomando conta do, onde não existe sinalização, e a população, já está começando a reclamar, pois segundo os contribuintes, os salários estão sendo pagos, e não se sabe porque, ainda não estão tomando conta das ruas, já que o pacto entre o município e o estado, já foi feito e agora e agora legalmente eles podem agir normalmente.
Para alguns motoristas e comerciantes, os guardas estão ganhando sem fazer nada e o Ministério Público pode ser acionado para dar um basta nisto, as leis não permitem desvio de função, então uma outra solução tem que ser tomada, e sem trabalharem, estes gastos poderão cair nas costas do prefeito e, o TCM está jogando duro, esta situação poderá ser vista como apadrinhamento, e agora a população está começando a agir, nestes casos, aí soma-se o nepotismo, apadrinhamento e, tudo entra na hora de prestar constas. Por falta de carro não deve ser, pois de onde estão até a Câmara Municipal foram conduzidos, esta desculpa não serve mais.
O que falta para investimento na Guarda Municipal é vergonha na cara do prefeito e demais políticos, tanto na gestão atual como na anterior.
Será que tem alguém ganhando com isso? a falta de investimento, estrutura e equipamentos adequados, isso só faz com que a Guarda fiquem de fato aquartelada mesmo.
Sei que se os políticos dessa cidade investissem na corporação, com certeza teriam retorno, pois essa mesma guarda fez um belo trabalho e levando o índice de furtos e roubos no centro de Eunápolis e nas escolas a 00, todos os professores e diretores de escola apoiaram a ação, uma ação feita no peito e na raça por parte de alguns guardas, como eu na época era da GCM, mas passei em outro concurso e não deu pra continuar na guarda. Que a sociedade eunapolitana fique sabendo, que se os meninos estão aquartelados, ganhando sem fazer nada a culpa é única e exclusivamente dos políticos que não os apoiam.
Acredito que existe alguma coisa errada com isso, pois, estão recebendo sem fazer nada. Deve-se exigir a prestação de serviço para que receba o pagamento legalmente sob pena de responsabilidade. Por que não destina os guardas para fazerem a segurança de praças e equipamentos públicos, por exemplo. Há algo muito estranho nisso e a Administração poderá ser responsabilizada por isso.
Concordo plenamente com vc Paulo, os custos para se equipar um órgão do município, não vou dizer que é baixo mas é bem menor que o de arcar com órgãos do Estado, sendo que o Estado é aquisitivamente bem mas forte que o Município no meu ponto de vista a sim falta de interesse processual falta do gestor para com a Guarda Civil Municipal da cidade de Eunápolis.
A guarda municipal e uma instituiçao de segurança publica, mas os gestores publico nao acordam para realidade que o país esta vivendo uma carência muito grande na segurança publica,na saúde e na educaçao, mas muitos governos usam essa carência para ganhar votos do povo,por isso muito nao investem deixando o povo sofrer.