Na realidade é uma grande ousadia, um escritor lançar um livro nos dias atuais, onde somente os best seller, ganham uma expressão literária, onde muitos vão aos lançamentos, mais como uma presença social do que mesmo para adquirir e ler um livro.
Mas Jackson Domiciano, é persistente, buscou todas as formas de realizar um lançamento com os requintes mais ousados e sobretudo em um local paradisíaco, que atrai pessoas de todo Brasil e do mundo para conhecer um pequeno pedaço de terra que encanta a todos, não só pela simplicidade, mas que guarda até os dias atuais, resquícios de uma antiguidade quase moderna, ou seja, um patrimônio cultural da humanidade e que faz parte da “terra mãe do Brasil”, encravado na consta do descobrimento.
O local escolhido foi a “Casa das festas tradicionais do povo de Trancoso”, que tem como curadora a D. Ramona, há 10 anos, D. Ramona toma conta e dá conta, de uma das casas tradicionais de Trancoso, onde se realizam festas e encontros culturais, como lançamento do livro O Monge, a referidas casa fica no famoso “quadrado”, onde os nativos todos se conhecem e recebem a todos como velhos conhecidos, porém com uma diferença, é um local altamente comercial, onde cada casa tem algo diferente para oferecer.
E foi neste clima que Jackson Domiciano, resolveu colocar no mundo mais um filho, um filho em forma de literatura, onde vários amigos estiveram presentes, a começar pela imprensa da região, Edson Souza Lima, outro convidado que foi prestigiar este lançamento, esteve presente também o empresário Pedro Vaillant, um dos criadores a Veracel Celulose, empresa que hoje geram mais de 20 mil empregos em toda a região e, o vereador Reinaldo Farofa e sua assessora, e muitas outras pessoas que, estiveram para sentir de perto o clima do evento.
Presentes também o conselheiro estadual da OAB Dr. Alex Ornelas, o vice prefeito Dr. Wanderson Barros e Dr. Ezequiel, que prestigiaram o lançamento de O Monge.
Este clima teve um calor especial quando Milton Guerreiro, sanfoneiro, forrozeiro, cantor e compositor, mostrou que com uma sanfona pendurada no pescoço, mostra realmente o que o som da música nordestina, tem de melhor, sempre calmo, tranquilo deixou deslizar os dedos por sobre o teclado e fez a alegria de todos os presentes, e até mesmo fora da casa, algumas pessoas, aproveitando o sabor da chuva, dançavam ao som do forró, e musicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e do próprio Milton, mostrou duas dádivas divinas, lá fora a chuva e do lado de dentro Milton Guerreiro e sua sanfona.
Mais tarde, em meio a conversas distintas, a mestre de cerimônia da festa, a jornalista Rosie Marie, foi ao microfone, declamar versos poéticos e anunciar que o escritor, queria falar e fazer uma homenagem a todos, e ali ele mostrou o outro lado que poucas pessoas conheciam, talvez, nem mesmo as suas filhas, sabiam do que Jackson era capaz, e em suas performances, a som de uma música pré escolhida, ele bailou em sua imaginação de um adolescente maduro, e agradeceu a presença de todos.
Mais tarde chegou também para o grande prestígio da noite, o ex prefeito Robério Oliveira e sua esposa Cláudia, ex prefeita de Porto Seguro. Robério e Cláudia sempre elegantes e educadíssimos, cumprimentaram a todos, quando Robério adquiriu vários exemplares do livro e distribuiu com alguns amigos que estavam com ele, para que Jackson autografasse.
O referido lançamento foi acompanhado de vários quitutes e, muitas bebidas e, para completar a alegria que reinou no ambiente, que foi do início ao fim, demonstrando que, este foi mais um marco cultural em Trancoso, e dentre todos os veículos de comunicação presentes ao evento, o rota51.com marcou a sua presença como sempre faz em todos os grandes eventos e, na oportunidade entrevistou o anfitrião da festa e escritor, sobre a sua noite de autógrafos, no quadrado de Trancoso.