Depois da caminhada acontecida na manhã desta 6ª feira 07/07, pelas ruas do centro da cidade, já na parte da tarde, aconteceu uma palestra na Câmara de vereadores que reuniu Guardas Civis Municipais GCM, de toda a região, no local estiveram presentes representantes de Teixeira de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Buerarema, Porto Seguro, Canavieiras, Ponto Novo, Coaraci, Pau Brasil, Prado e Camacã.
A mesa do evento foi formada pelo Secretário de comunicação, do diretor da GCM e representando o prefeito municipal Neto Guerrieri, o jornalista Isnard Vasconcelos, o
representante da Câmara Municipal, o vereador Robson Rocha, o presidente do Sindiguarda-BA Pedro Oliveira Santos, a profª Ana Jane representando a diretora e a escola municipal José Victor Figueiredo do Minas Gerais, Val Carvalho representando a Secretária de Ação Social Ciça Guerrieri que se encontra na capital mineira por ter se submetido a intervenção cirúrgica, vindo daí a ausência do prefeito Neto Guerrieri quer acompanha a esposa neste momento, Dr. Mas Xavier, presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública Municipal e junto com ele o Dr. Gilberto Junior S. Lima e, ambos representando a presidente da subseção da OAB Dra. Roberta Tutrut e, representando a Delegada Coordenadora da 23ª CORPIN a Dra. Valéria, esteve o delegado Dr. Eridelson Bastos.
Mestre de cerimônias Janinho, fez as honras da casa, a começar pelo jornalista Isnard Vasconcelos, que representando o prefeito Neto e como diretor da instituição, deu as boas vindas a todos, explicou a ausência do prefeito e disse que as portas da prefeitura e do seu gabinete estão abertas ao diálogo e na medida do possível atendendo às reivindicações do GCMs de Eunápolis e portanto, estava saudando os valorosos homens da guarda municipal, que dentro da lei estarão ajudando a manter viva a chama da paz pelas ruas da cidade, junto com a PM para dar tranquilidade e segurança à população eunapolitana.
Robson Rocha falou em nome dos vereadores, redeu graças pela proteção a todos e disse que a segurança da cidade é muito importante e que a GCM, agora so falta ser melhor equipada para que possa estar nas ruas de Eunápolis transmitindo junto com a PM uma melhor segurança a todos, principalmente nas portas das escolas, onde o índice de violência ainda preocupar pais, professores e a comunidade.
Como presidente da Instituição, o Dr. Max Xavier, falou que há muito havia a necessidade da guarda estar trabalhando, pois coimo paulista, sempre que pode vai dar um passeio em São Paulo e lá ele pode constatar a eficiência da Guarda Municipal, muito bem equipada, chega até causar certos ciúmes na PM, pois a GM tem uma valorização muito alta e com o equipamento que tem, junto com a polícia faz um trabalho de excelência na região onde atua. Dr. Max falou claro que Eunápolis tem que ter mais policiais, porém hoje conta com pouco mais de 60 homens e desta forma não se faz uma segurança perfeita ou que pelo menos de um pouco mais de segurança aos cidadãos e que a GCM poderá ajudar em muito este setor.
Dr. Eridelson Bastos deu as boas vindas a todos, falou da importância da guarda municipal e depois retornou para uma palestra elucidativa, do poder e como a lei trata agora a GCM de todo país, tais como poder de ação, armamento, condução de presos, e em sua palestra, Dr. Eridelson mostrou trechos da Constituição Federal, onde discrimina quais são os poderes de segurança do país e onde se encaixa a Guarda Municipal. Dr. Eridelson falou de maneira clara para que todos os presentes pudessem entender que as atuações dos GCMs, diferenciam muito pouco da PM, e que em termos de segurança o trabalho em conjunto é muito importante para a cidade.
O presidente do Sindiguarda Pedro Oliveira, contou sua história e de como chegou onde está agora e disse que o sindicato, não passa mão na cabeça de ninguém, mas luta pelos direitos de todos os sindicalizados e, na oportunidade falou que a GCM perde todo mês, R$ 236,40 no chamado “adicional de risco”, mas que tudo se resolve.
O CMT da GCM , capitão Josival falou das conquistas, do trabalho, salientando que a GCM precisa de uma sala de aula para reciclagem, pois é um trabalho contínuo e muito necessário e falou que a GCM já conseguiu com o prefeito mais 3 motos 150 cc, para os trabalhos mais rápidos na cidade.
Devido a um compromisso mais longo, depois chegou o major Cleber Santos, CMT da 7ª CIPM, que falou da segurança, do apoio da PM à GCM e, sobretudo da força conjunta que sempre aconteceu para que a cidade tivesse uma melhor segurança, principalmente agora que a GCM terminou de fazer alguns cursos, o que habilita a mesma a realizar tarefas antes impedida e, que agora até mesmo o trânsito poderá ser ordenado por ela ou por uma força unida.
Na oportunidade foi lido um boletim de ocorrência onde dois GCM fora elogiados, pois um elogio para quem veste uma farda é muito importante e a comunidade precisa saber que os elogios e diplomas foram por bons serviços prestados, os agraciados foram os guardas, Cleber Jesus Santos e Janderson Maisk Santos, condecorações estas entregues pelo presidente do Sindiguarda e pelo Secretário de comunicação.
Porém o que não foi dito neste encontro foi algo de muita importância, embora todos sejam conhecidos da população e pessoas de alta credibilidade, ninguém falou sobre uma avaliação e um estudo psicológico dos GCMs, antes de receberem as armas que eles querem há muito tempo e que só há pouco foi votado e aprovado pelo Congresso Nacional.
FOTOS: Pbarbosa
Parabéns a todos que participaram da 1 Marcha de Guardas Civil Municipal de Eunápolis, foi muito bom e aproveitoso um dia Inesquecível para essa entidade