
Com o tema “AIDS: Um assunto a tratar”, na noite desta segunda-feira, 16/11, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Eunápolis, por meio do Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento – SAE/CTA realizou um encontro com representantes de várias entidades eunapolitanas para apresentar os seus programas de prevenção e combate às DST/HIV/AIDS e HV e lançar a Campanha Municipal de Luta contra a AIDS.
Apresentando um índice preocupante de pacientes soropositivos na cidade (350 pacientes adultos e 21 crianças), a equipe do SAE/CTA, conclamou a sociedade para que participe da Campanha do Dia Mundial de luta contra a AIDS, que terá sua grande ação no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, quando as equipes da saúde e parceiros sairão Praça da Matriz, às 16h, em uma grande caminhada de alerta à população para esse contexto de prevenção, agravos e problemática dos que vivem e convivem com a o HIV/AIDS.

De acordo com a coordenadora do SAE/CTA, Marisa Pereira de Freitas, a missão do programa é prestar serviço de atenção integrada à saúde da população portadora de DST’s, desenvolvendo, difundindo e aplicando conhecimentos de promoção e prevenção de acordo com os princípios do SUS. O programa e sua unidade contam com uma equipe multidisciplinar que dispõe de psicóloga, nutricionista, farmacêutica/bioquímica, técnica de enfermagem e equipe de apoio.
Além do lançamento da Campanha 2015, no encontro foram apresentados também os diversos programas desenvolvidos pelo SAE/CTA, a exemplo do projeto “Fique Sabendo”, que é destinado para a comunidade em geral, empresas e clubes de serviço, com objetivo de promover o conceito de prevenção das DSTs em geral, incentivando os testes rápidos para HIV, junto à comunidade de Eunápolis.
Nutricionista Karina Berdagbue
“Convidamos toda a população eunapolitana a unir forças nesta luta tão importante que é disseminar a prevenção à AIDS e todas as demais DSTs. Aguardamos todos na nossa grande caminhada no dia 1º de dezembro”, convidou Marisa Pereira de Freitas.
Por: SECOM-PME / Fotos: Tássio Loureiro