
Sexta feira, 26/02/16, promovida pelo vereador Jorge Maécio, aconteceu na Câmara dos Vereadores Audiência Pública com o objetivo de chamar atenção para a necessidade de preservação e recomposição do Rio Buranhém.
Nesta audiência foi chamada a atenção para a unificação das ações para elaborar documento que deverá ser encaminhado, por comissão eleita, ao governador do Estado da Bahia e para a Sec. Estadual de Meio Ambiente, além de encaminhar também ao governador do Estado de Minas Gerais pelo fato do Rio Buranhém ser rio federal, com nascente naquele estado.
No evento houve a apresentação de vários palestrantes, sendo que dentre eles pode ser destacada a presença Secretário de Meio Ambiente, Mauro Borges e dos técnicos desta secretaria Jonas Nascimento e Natanael Carvalho que falaram a respeito da necessidade da recomposição do Rio Buranhém; do jornalista Urbino Brito, que exibiu imagens mostrando com os impactos ambientais existentes ao longo das margens.; Benevaldo Nunes, técnico do INEMA, que fez apresentação a respeito dos rios Frades, Buranhém e Santo Antônio, tendo falado a respeito da bacia hidrográfica e de como a mesma se encontra atualmente.

No final foi franqueada a palavra à comunidade para que a mesma se pronunciasse no que diz respeito ao contexto da audiência.
Além destes palestrantes, dentre outros, estiveram presentes ao evento a OAB, Veracel Celulose, Major Wesley Siqueira representado a Cia. De Polícia Ambiental, Patrícia Reis (coordenadora do INEMA/Eunápolis e representando a Sec. Meio Ambiente do Estado), Isaías Resende (presidente da Câmara de vereadores de Guaratinga), Neto Carletto (representando o Deputado Federal Ronaldo Carletto), Lions Clube Vera Cruz, alunos do IFBA e da UNEB.
OBS: Fotos feitas pelo rota51.com em uma incursão da reportagem ao longo do rio.