
No inicio da sessão o vereador Jorge Maécio pediu um minuto de silencio pelo falecimento dos jovens, Rômulo Ramos e Tâmara Borges, em recente acidente acontecido na cidade.
Depois da chamada nominal dos vereadores, foi feita a Oração do Dia pelo Pr Robson Rocha, a leitura da Ata da sessão anterior, que foi apreciada e aprovada, o presidente do Legislativo deu as matérias da pauta, e depois o 1º Secretário Jorge Maécio leu a Ordem do Dia e, embora muitos vereadores não tenham gostado dos comentários do rota51 na última sessão que fotografou e mostrou que os vereadores, nem se importavam com o que estava acontecendo, na sessão desta 5ª feira 24/09 a maioria deles, se fizeram presentes e, mesmo que não estivessem prestando atenção na leitura, pelo menos estava presentes em respeito ao legislativo municipal que representam, mas Tó do Cavaco e Gildair da Telha sul, chegaram tomaram o cafezinho e se mandaram, mas se procurarem no livro de chamadas, eles assinaram o livro, o que é pior, assinam prá ganhar, recebem mas estão ausentes. As justificativas servem para apenas “justificar a ausência”, mas a falta de respeito continua.

Veio o intervalo regimental e logo após os pronunciamentos começando pelo vereador Adelson do Alecrim, mas de acordo com algumas pessoas agoira é Adelson de bairro nobre, mas isto não importa, o que importa é que ele veio, mais uma vez criticar os secretários pela ausência na prestação de contas, na realidade ele pegou carona, no pronunciamento de Jota Batista, durante a sessão criticando a ausência dos secretários, falou da transparência das contas do prefeito, que de acordo com suas palavras, colocou em dúvida a prestação de contas do prefeito, quando disse que na prestação de contas como nos out doors, espalhados pela cidade, que so mostram o dinheiro que entra e o dinheiro que saí, mas nunca explicita, o que foi gasto e onde ou com o quê e, que ninguém menos esclarecido entende nada, por isto é preciso que, cada secretário venha explicar suas próprias contas. É bom saber que se isto acontecer o vereador Adelson terá de fica o dia inteiro, so para ouvir explicações, pois a começar pelo secretário Mário Gontijo vai explicar o quanto recebeu e o que gastou com gaze, os vários tipos de seringas, cada uma para cada tipo de aplicação, medicamentos, o que gastou com cada tipo de medicamento, gastos com pessoal, roupas de cama, material de limpeza e descartáveis e assim por diante, isto vai durar no mínimo de 2 a 3 horas, depois vem a educação, demonstrativo de pessoal, papel, tinta ou toner de impressoras, mais 2 a 3 horas, vai o dia inteiro e poucos vão ter tempo suficiente para explicar. Por outro lado o vereador Adelson deve estar com pouco prestígio no Alecrim, pois em um site da cidade ele disponibilizou um ônibus para trazer o pessoal para assistir a sessão e nem o ônibus apareceu, muito menos o pessoal, quem sabe na próxima sessão hein? Ainda no pronunciamento de Adelson, Jota Batista pediu um aparte, dizendo que esta prestação de contas, foi feita de forma técnica e é esta que o TCM aprova, que individualizar é preciso, mas não por desconfiança dos secretários, mas sim para que eles possam estar mais perto do povo. Adelson ainda fez severas criticas aos radialistas Jota Bastos e Fávero Morais, que ficam falando baixarias no microfone contra ele, mas que eles deveriam era cobrar do ex gestor, a creche do Alecrim abandonada e a UPA do Rosa Neto, empreendimentos abandonados pelo ex gestor, Segundo Adelson Robério abandonou tudo e eles, radialistas precisam se dar conta de que são “descartáveis”… não precisa mais, joga fora.

Zé Carlos apresentou projeto de lei para estudos em relação aos cartões de crédito, que levam todo dinheiro da cidade e não deixam nenhum, tipo de imposto ou taxação para os cofres públicos, sugestionou que mudasse o nome da creche D. Dadá para Vovó Ana, Zé Carlos deu suas exso0plicações sobre a sua proposição.
Lucas Leite falou sobre a UFSB Universidade Federal do Sul da Bahia, quando participou junto com mais 399 delegados, para decidirem o futuro educacional superior da região, falou do curso de “defesa Civil” que está sendo ministrado para capacitação de integrantes do referido grupo e falou ao vereador Adelson do Alecrim, que, se algum vereador quiser ver uma prestação de contas mais sucinta, é só ir ao TCM da cidade, pois foi indo lá que ele detectou que o ex prefeito gastou R$ 1.200,000,00 com adubos e R$ 1.600.000,00 com um tapete de grama, dizendo que a roubalheira foi grande, finalizou, se dirigindo a Zé Carlos e Adelson, dizendo que Neto faz um trabalho transparente e que suas contas podem ser vistas no TCM.

Jorge Maécio se preocupou com a noticia veiculada em um portal de noticias da cidade, de que o Ministério Público, recomendou ao município que tomasse de volta, lotes públicos que foram doados pela prefeitura em administrações anteriores, foi um dos pronunciamentos do vereador e que gerou debate entre vereadores, dando conta de que os imóveis teriam de ser tomados, mesmo que através de mandados de reintegração de posse e até mesmo, que imóveis fossem destruídos, o vereador Jota Batista, disse que o MP não tem poder para tanto e, que somente uma ação judicial pode ter a cobertura da lei, mas que existem vários mecanismos para que isto não aconteça, Jorge Maécio falou ainda dos poços artesianos que serão abertos nos projetos: Ponto Maneca, 25 anos, Produzir dentre outros e que, cada poço custa algo em torno de 170 a 180 mil reais, todos feitos pela CERB incluindo a canalização e sem nenhum custo para o município, todos com verbas do governo. O vereador ainda falou sobre a revitalização da praça da Liberdade, que precisa ser revitalizada para o bem dos próprios moradores do local.
Jota Batista em seu discurso, disse que há um erro do MP, em sua recomendação de tomar de volta os lotes públicos que foram doados, se o ato foi ilegal, então deveria ter sido tomada uma providencia no ato da doação, pois existe um ordenamento jurídico, em que o MP não pode obrigar o município tomar os referidos lotes, pois é uma media arbitrária. Em aparte Zé pelanca voltou a acusar Bira Rosa de invadir lotes municipais na Sapucaieira, e que já fez comunicados as secretaria e que não houve resposta nem uma tomada de atitude, e com relação ao problema dos lotes, Jorge Maécio falou que isto não acontece com o prédio do SAM e nem do Posto de Gasolina que fica ao lado e perguntou: “vai derrubar”?.

Dr. João Lopes foi solidário ao projeto d lei que concede aos funcionários municipais da Câmara de vereadores, que ganharam o auxilio transporte e, que ele foi o primeiro a ser procurado para tratar do assunto e foi totalmente solidário do projeto e falou que não só com relação ao vale transporte, mas também um plano de saúde para todos, por outro lado Dr. João agradeceu a Neto Guerrieri pela construção do posto de saúde no acampamento 25 anos, que foi uma solicitação sua, já que ele atendem sempre aos sábados no referido local e, que depois de construído, todos terão um local apropriado para o atendimento aos paciente com consultas, verificação de exames e doação de medicamentos que ele faz sempre onde atende.
Já em seção extraordinária, o projeto 29/2015 foi aprovado, sendo que a partir de agora os funcionários do legislativo, terão auxilio transporte devidamente aprovado pela CME.
OBS: A ausência do vereador e vice presidente do legislativo eunapolitano, à sessão desta 5ª feira 24/09, se deve ainda ao choque emocional com a perda do seu irmão caçula, falecido em recente acidente.
Todos os projetos e indicações para 1ª e 2ª votações foram todos aprovados nesta sessão, o presidente do Legislativo Municipal Osvaldo Pereira dos Santos convidou a todos, para participassem da próxima sessão, no próximo dia 01 de outubro, às 08h30m, na CME, av Artulino Ribeiro bairro Dinah Borges.
FOTOS: PBarbosa
por eles nao se lembram de pedir ao prefeito que convoque os que passaram no concurso da prefeitura,ja que foi realizado com tanta transparencia e prometido para logo a convocacao dos mesmos.o site tambem poderia esta fazendo uma materia a respeito disso.ja que e um direeito do cidadao ,que estudou e acreditou nas autoriddes que representaram tal fato.obrigada
Cara internauta, o site sempre tem cobrado estas coisas, os que passaram no concurso, tem um prazo para serem chamados, isto depende da necessidade, de acordo com a LRF Lei de Responsabilidade Fiscal, os concursados só são chamados neste caso, ou por determinação do Ministério Público, como foi feito na Câmara Municipal recentemente há menos de 30 dias, o rota51 publicou o edital de convocação. A transparência existe, mas as chamadas dependem de todo um processo e, desde que não fira a LRF, pelo menos, é o que foi relatado á reportagem do site.