Depois da chamada, a Oração do Dia feita pelo vereador e Pr. Robson Rocha, o diretor legislativo Milton Guerreiro leu a ata da sessão anterior que foi discutida e aprovada e depois foi lida a Ordem do Dia pelo 1º Secretário Jorge Maécio, vindo daí, o intervalo regimental de 15 minutos.
No plenário, representantes do setor cultural da cidade que foram ver de perto a aprovação do projeto de lei do sistema municipal de cultura, e logo após os discursos rápidos, no pequeno expediente, quando vereadores falam por 5 minutos defendendo suas indicações, parda uma maior discussão no grande expediente.
O discurso que gerou a maior polêmica foi quando o vereador Adelson do Alecrim subiu à tribuna e mais uma vez teceu graves críticas contra o setor municipal de saúde, criticando veementemente o Secretário Mário Gontijo, dizendo que no HRE, quando da sua visita, ele anotou várias faltas essenciais ao bom andamento dos trabalhos, uma pessoa que não conhece a saúde de Eunápolis e ouviu pela 1ª vez as denuncias, iria pensar que Eunápolis é a pior cidade do país no setor de saúde. Adelson criticou ainda mais quando disse que os 21 postos de saúde irão fechar neste final de ano e como a cidade vai ficar sem saúde?
Mas o discurso do vereador Adelson foi logo rechaçado pelos vereadores Jota Batista, Jorge Maécio, Lucas Leite e até Gildair acabou desmentindo o vereador em relação ao HRE. Jota batista disse que não se pode fechar os 21 postos de saúde, pois não existem 21 postos, mas que alguns irão satisfazer a lei que determina um recesso de trabalho, mas que, 3 postos estratégicos irão funcionar para trabalhos essenciais. Adelson tentou um aparte, mas mesmo assim acabou se calando, por falta de maiores argumentos. Gildair disse que tem um plano de saúde para o seu filho e que, quando a criança adoeceu, ele procurou atendimento pela UNIMED ele não teve, e quem atendeu foi o Dr. Darlan no HRE que consultou medicou o menino.
O que não ficou bem claro, é porque Adelson disse que sempre fiscaliza o HRE, encontra tantos erros como ele mesmo denuncia na tribuna da Câmara, mas de acordo com o Sr. Antonio Reis, entrevistado pelo rota51.com. Antonio Reis disse que ontem 26/11 teve reunião do Conselho Municipal de Saúde e que o vereador Adelson esteve presente, mas não abriu a boca para nada, pois com a presença do Promotor de Justiça Dr. Dinalmari, era o momento para que o vereador Adelson fizesse todas as denúncias e se calou, para a reportagem, o se o vereador não faz as denuncias para o Ministério público responsável por apurar desmandos administrativos públicos, as denuncias na câmara são apenas desabafos para encher tempo, são discursos que não levam ninguém a lugar nenhum. Adelson criticou o Secretário Gontijo por ter várias empresas, Dr. Gontijo nunca escondeu de ninguém as empresas que tem, coisas que tem gente que esconde o que tem, é como alguém esconder o rabo para pisar no rabo dos outros. Antonio Reis como Presidente do Conselho Municipal de Saúde, disse que Adelson faz parte de uma comissão municipal de saúde e que, para realizar uma fiscalização em qualquer unidade de saúde, é preciso que a comissão esteja presente, ele sozinho não tem poder de fiscalização e nem de denúncia
Galego do Regional criticou o companheiro de câmara Zé Carlos, quando disse que a indicação de saneamento básico de Eunápolis era de sua autoria, Galego disse que Zé Carlos estava “pongando” em cima de sua indicação para fazer seu nome, no momento em que o vereador Zé Carlos chegava à câmara por volta das 10hs27m, em seu discurso, Zé Carlos argumentou que Galego é o “pai da criança” mas que ele apenas por ter mais amizade com o deputado Leão, aproveitou a oportunidade e refez o pedido. Mas na realidade Zé Carlos, em seus discursos, nunca mencionou o nome de Galego do Regional como pai da indicação de saneamento básico da cidade.
Com relação à saúde, todos os vereadores foram unânimes em dizer que a saúde precisa melhorar muito, mas que, diante do que já foi a saúde de Eunápolis melhorou muito e que tem mais, Eunápolis, por ser uma unidade regional, atende a Itapebi, Itagimirim, Guaratinga, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto, e em muitos casos, até mesmo pacientes de Porto Seguro, Adelson disse que não lhe interessa se Eunápolis atende a todo mundo, mas que ele tem a ver com Eunápolis, como sindicalista e homem inteligente, ele tem que saber que nenhuma unidade de saúde pode negar atendimento a ninguém de lugar nenhum, desconhecer normas de atendimento de saúde é no mínimo inimaginável, e discursos politiqueiros sem fundamento nunca reelegeu vereador nenhum.
No mais, estiveram presentes na Câmara de vereadores 60 alunos do 4º e 5º ano matutino da Escola Municipal Brandão Vilela do bairro Santa Lúcia acompanhados da Coordenadora Ivonete Gonçalves e das professoras Celma e Carliana e da Escola Municipal Gabriel Jose Pereira e, 45 alunos da 6ª e 8ª séries, acompanhados das professoras Tatiana e Juliana. Na próxima 5ª feira, o prefeito encaminhará o plano de cargos e salários para ser votado em urgência-urgentíssima que irá favorecer a todos os concursados do município, uma luta dos vereadores Dr. João Lopes e Robson Rocha.
Nova sessão do legislativo, na próxima 5ª feira 04/12 na sede da CME na av Artulino Ribeiro, Bairro Dinah Borges.
Fotos: Pbarbosa
[nggallery id=721]
quero dizer ao vereador galego do regional que é muito importante o que ele está buscando para nossa cidade e essa indicação do saneamento basico ja estava mais que na hora que chegar em Eunápolis e que o vereador vem fazendo um bom trabalho dentro desa cidade mas ainda tem pessoas que não reconhecem isso. quero também dizer ao irmão Zé Carlos que antes dele tomar qualquer atitude sobre o proposito dos vereadores da camara ele busca saber primeiro saber se o que está fazendo é correto pois quando ele foi de frente a tribuna dizer sobre a indicação do saneamento basico ele não comentou nada que era galego que tinha feito a indicação eu acho que por ele ser um servo de Deus e um homem que hoje tem um compromisso publico ele tem que jogar limpo com o povo e com os seus colegas de trabalho nada contra ele mas dessa vez vacilou né zé e que o vereador galego continue de cabeça erguida e fazendo muito mais por nossa cidade não só ele como todos os outros dezesseis homens legislativos de nossa cidade.
GALEGO DO REGIONAL É O CARA, JÁ QUE O VEREADOR ZÉ CARLOS NUNCA RESSALTOU QUE O AUTOR DA INDICAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO FOI DO PRÓPRIO VEREADOR GALEGO DO REGIONAL. ENTÃO FOI NECESSÁRIO APRESENTAR DURANTE A SESSÃO POR MEIO DAS SOLICITAÇÕES PROTOCOLADAS DAS INDICAÇÕES EM QUE FORAM FEITAS EM 2013 E REITARADO O PEDIDO EM 2014. ENTÃO PARABENIZO AO VEREADOR GALEGO DO REGIONAL PELA INDICAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO, POQUE É UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO, POIS DEPARAMOS COM VÁRIOS ESGOTOS A CÉU ABERTO PREJUDICANDO A SAÚDE DO POVO, APROVEITO TAMBÉM PARA PARABENIZAR O PREFEITO NETO POR BUSCAR RECURSOS PARA A EXECUÇÃO DO SANEAMENTO, ESPERO QUE EM 2015 AS OBRAS SE INICIEM. BOAS FESTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!