
Há alguns anos, o governo federal liberou muitas verbas pelo Brasil a fora, afim de que fossem construídas creches, para que mães, necessitadas de trabalharem, tivesse um lugar, para deixar os filhos, durante o tempo de labor, onde elas iam ganhar o pão de cada dia. Em, Eunápolis não foi diferente, algumas creches foram terminadas e usadas para o qual foram destinadas, e dentre elas a do alto da Boa vista, mas outras como a do Centauro, ao lado da Prefeitura Municipal, no bairro Juca Rosa/Sapucaieira e no bairro Rosa Neto, bairros mais necessitados, estas creches nunca foram utilizadas, e estão servindo de museu a céu aberto, enquanto isto mães precisando e o dinheiro rolando pelos dedos, sem um destino certo.

No Juca Rosa/Sapucaieira, uma moradora disse que lá dentro, a catinga toma conta do local devido a animais mortos lá dentro, usuários de drogas usam o local para o consumo de drogas e motel e, a prefeitura colocou apenas um tapume, mas como o dinheiro é público, ninguém dá valor.

Mesmo nestes últimos tempos, onde a pandemia do Covid 19, tirou muita gente do trabalho, mesmo assim, estas creches nunca funcionaram. E o rota51.com, saiu às ruas neste domingo, como faz sempre, para trabalhar e mostrar que, nos bairros Sapucaieira e Juca Rosa, a população elegeu vários vereadores, e eles nunca fizeram nada pelo bairro, porém iam sempre ao prefeito pedir favores, mas nunca em favor do povo.

No Rosa Neto, outro disparate, quando vereador eleito pelo bairro, nunca procurou dar um sinal de vida em favor do bairro que o elegeu, ali no referido bairro construíram a UPA, Unidade de Pronto Atendimento, que nunca funcionou, poia tão logo ficou pronta, a reportagem do rota51.com esteve lá e a unidade interna, estava toda escorada de madeira, ninguém seria louco de colocar a UPA para funcionar, correndo o risco de o teto cair na cabeça de quem estivesse lá dentro.
O prefeito Neto Guerrieri, junto com o Dr. Mário Gontijo, tentara colocar a UPA em funcionamento, mas não conseguiram devido a fragilidade da construção, Dr. Mário Gontijo em uma das reportagens do rota51.com, mostrou um gerador que ele havia comprado, e na reportagem feita na tarde deste domingo 24/01, o gerador não estava mais lá e, uma pergunta precisa ser feita, “para onde levaram o gerador”? Quem levou o gerador? Alguém precisa dar conta do que é propriedade da prefeitura, pois os 800 mil reais gastos com o gerador, é do povo e, atual procuradoria, precisa abrir uma investigação, inclusive através da Polícia Civil e da Polícia Federal, pois dinheiro público está no âmbito da PF e, enquanto este gerador não aparecer, isto poderá ser considerado um “roubo” de bem público.


Naquilo que deveria ser uma UPA, par desafogar o HRE, Hospital regional de Eunápolis, hoje tem duas versões, de um lado, com lixo0 de mais de um ano acumulado na porta, diz que pertence a ao SAMU, as fotos mostram isto, do outro, lado onde o tapume quase encobre a construção, mostra uma construção vazia, em total abandono e desprezo, desprezo pelo dinheiro público e pela cidade e, principalmente pelos moradores do bairro Rosa Neto, pois nem mesmo o vereador eleito pelo bairro mora mais lá, de acordo com moradores do bairro.
Em frente a UPA, ou o que deveria ser uma UPA, tem uma outra creche, que também passou anos sem ser terminada e entregue ao povo ou a quem de direito. Isto é uma falta de respeito para com o dinheiro público, o povo e as promessas feitas e não cumpridas.

Muita gente lê, mas não entende o que lê, esta matéria não é uma crítica à prefeita eleita em novembro, Cordélia Torres, mas apenas uma lembrança, para dizer que ela recebeu como herança, um legado triste e corrosivo, e que ela terá pela frente 4 anos, para começar a colocar o trem nos trilhos, conversa à “meia boca”, diz que Cordélia está governando à distância, embora ela esteja com o marido ainda em tratamento em São Paulo, ela precisa estar mais presente, principalmente par pressionar a CME, em votar o projeto dos secretários, porque eles não podem ficar trabalhando no anonimato, Eunápolis precisa seguir em frente, Cordélia pegou a saúde desmontada, com um HRE totalmente abandonado, embora ela tenha uma secretária de saúde, totalmente competente e, não é a primeira vez que assume a pasta, mas ela precisa ter, dentro de sua competência e secretaria a caneta, a “caneta”, para delegar determinações de como o HRE vai funcionar daqui pra frente, pois caso não consiga, não adianta malhar ferro frio, pois para colocar o HRE funcionando direito, a honestidade tem que começar pelo balcão da atendimento até a secretária de saúde e ela, é altamente responsável pelo faz.
Não é uma crítica e nem uma cobrança, mas apenas uma amostragem do que ela terá pela frente, principalmente, quando notícias de boca em boca, falam que somente para o combate ao Covid 19, foram deixados 8 milhões de reais, se for verdade e, se ela não encontrou este dinheiro em caixa, mais uma vez a PF terá de entrar em ação, para saber onde foram parar estes milhões, com o povo sofrendo e morrendo pela falta de equipamentos e, insumos para o combate a esta pandemia.
As fotos desta matéria são de autoria da equipe do rota51.com.