Espaço foi inaugurado pelo presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, com a presença do presidente nacional da Ordem, Marcus Vinícius Furtado Coelho.
Este foi um dos eventos de maior destaque neste início de ano, quando uma das mais importantes entidades do país que é a OAB, reúne os mais proeminentes nomes do mundo jurídico, para mostrar que, nada supera a força do trabalho e começar o ano trabalhando é uma tarefa árdua, porém altamente compensadora. Contando agora com o setor de inclusão digital, e colocando-o a disposição de todos advogados da Bahia, o atual e reeleito presidente da OAB-BA, o advogado Luiz Viana Queiroz, mostra que em sua gestão, o advogado teve, e terá o maior respaldo jurídico do Estado. E para este evento, esteve presente o advogado Dr. Alex Ornelas, recém eleito presidente da subseção da OAB Eunápolis, sendo que sua presença, também foi marcada de um encontro específico, onde ações importantes foram demonstradas para os destinos da OAB Eunápolis durante a gestão de Dr. Alex Ornelas.
Da redação
Os advogados baianos podem contar, a partir de agora, com um lugar destinado à capacitação da classe para utilização dos sistemas processuais digitais. O novo espaço, denominado Centro de Inclusão Digital, foi inaugurado pela OAB-BA no Edifício Metropolitano Alfa, na Av.Tancredo Neves, na manhã desta quarta-feira (21/01).
Conduzindo a solenidade, o presidente da seccional, Luiz Viana Queiroz, agradeceu a presença de todos e destacou o momento como histórico para a Ordem: “Este é um marco para a advocacia baiana, uma vez que conseguimos unir a Escola Superior de Advocacia, a Caixa de Assistência e a Ordem dos Advogados da Bahia num só projeto, repetindo o modelo traçado pelo Conselho Federal, que prega a inclusão digital. Nosso objetivo, portanto, é fazer com que, através desse espaço, que também funcionará como centro de peticionamento eletrônico para advogados da capital e do interior, com apoio ao PJe, possamos capacitar nossos colegas”, destacou.
Criado em setembro do ano passado, por meio da portaria nº 0116/2015, o novo espaço tem 288 m² e conta com Sala de Inclusão com 26 computadores; Sala de Treinamento com 18 lugares, além de lousa eletrônica e TV; Sala de TI para configuração de equipamentos; duas salas de atendimento e sala de estar, todas equipadas com computadores.
“Esse centro, com toda essa estrutura, representa uma ferramenta que vai ao encontro da prioridade da OAB Nacional e da OAB da Bahia, que é a capacitação dos advogados. E esta capacitação é voltada a um novo exercício da advocacia, que conta, hoje, com o processo eletrônico, o novo Código de Processo Civil e o novo Código de Ética dos advogados”, destacou o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coelho, que veio a Salvador para prestigiar, logo mais, a posse do Conselho Seccional da OAB-BA.
Ainda em seu discurso, Marcus Vinícius falou sobre sua gratidão à advocacia baiana, sem a qual, segundo ele, não teria conseguido chegar à presidência da OAB Nacional, e sobre a importância da unicidade da OAB: “Neste momento, estamos consagrando uma nova forma de se fazer a Ordem, com uma só entidade contemplando a CAAB, a ESA e as subseções em prol dos advogados. E também estamos vendo, aqui, a dinamização das escolas de advocacia, que têm feito um bom papel, mas que podem e vão fazer ainda mais pela capacitação dos colegas advogados”, disse.
Em representação à Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA/BA), Cyntia Possídio, diretora-geral da entidade, comemorou a inauguração do novo espaço: “O Centro vem para facilitar a vida dos advogados, principalmente no que diz respeito ao PJe, que tem nos atropelado. Então nós temos como missão tomar as nossas rédeas e fazer com que os advogados dominem completamente essa ferramenta”, pontuou.
“O advogado, aqui, vai continuar o aprendizado e tirar as suas dúvidas através de profissionais qualificados. E nós, da CAAB, daremos todo o apoio necessário”, complementou o presidente da Caixa, Luiz Coutinho, que lembrou que a primeira atividade do centro acontece já na próxima segunda-feira (25), com o “Curso Básico de PJe e Lei de Processo Eletrônico”, ministrado pela professora Tamiride Monteiro, presidente da Comissão de Informática Jurídica da OAB-BA.
Participaram da inauguração o conselheiro do CNJ, Luiz Cláudio Allemand, que, na ocasião, falou sobre a implantação do PJe no Brasil; a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão; o secretário-geral, Carlos Medauar; o secretário-geral adjunto, Pedro Nizan Gurgel; a tesoureira, Daniela Borges; os conselheiros federais Ilana Campos e Fabrício de Castro; o vice-diretor da ESA/BA, Abílio das Mercês Barroso Neto; e o diretor-secretário da Escola, Luiz Gabriel Batista Neves.
Também estiveram presentes os conselheiros seccionais Gutavo Moris, Domingo Arjones, Cinzia Barreto, Gustavo Amorim e Waldir Santos; Hermes Hilarão, da OAB Jovem; e os presidentes da subseção de Feira de Santana, Marcus Welber Carvalhal, e de Paulo Afonso, Maria do Socorro Rolim.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)