Depois da chamada nominal dos vereadores, da oração do dia, da leitura da ata da sessão anterior pelo diretor legislativo Milton Guerreiro e da leitura das matérias da Ordem do Dia, pelo 1º secretário Jorge Maécio, foi feito o intervalo regimental de 15 minutos.
Na tribuna livre, foi dado espaço ao mestre Eudóchio, de capoeira, quando ele convidou a todos para o evento de capoeira que acontecerá nos dias 29;30 e 31 de outubro, no ginásio coberto do Pequi Aurora Barthomarco, “ginásio Aurora”, quando também teve a oportunidade cobrar de alguns órgãos e entidades, apoio para este evento cultural, mas que para este acontecimento cultural-esportivo estão presentes, os estados do ES; RJ; MG e SP além de várias cidade do interior baiano, perfazendo um total de 23 cidades. Por ouro lado, Eudóchio falou também da institucionalização do dia do Capoeirista no calendário da cidade.
Logo após teve início o pequeno expediente onde os vereadores inscritos falam por 5 minutos sobre seus projetos e indicações. Vereador Robson Rocha falou sobre seu projeto destacando o Dia do Gari que já é nacional, querendo apenas que também seja incorporado o referido dia, no calendário da cidade. No grande expediente, Robson Rocha falou sobre a falta de um toldo no PSF da rua Lomanto Junior , quando pacientes ficam no sol ou na chuva a espera do seu atendimento. Cobrou também a continuidade das obras do bairro Sapucaieira, Colônia, Dinah Borges, disse que Neto trem enxugado os gastos, elogiou a postura do prefeito principalmente em relação ao pagamento dos servidores, mas disse que mesmo assim, é preciso rever a situação, pois as obras não podem parar.
Jota Batista falou que a limpeza pública de Eunápolis é exemplar, disse que o esporte é a única forma de combater o crime organizado, e por falar em esporte, é precioso que haja uma melhor estruturação do esporte de Eunápolis, pois é a única forma de buscar traçar uma linha entre a criminalidade e a cidadania. O dia do Gari é uma foram de valorização dos garis que deixam a cidade sempre limpa, e mais uma vez falou que a prefeitura de Eunápolis paga os funcionários dentro do mês trabalhado. Jota Batista citou as obras do governo Neto, principalmente a pavimentação asfáltica do bairro Santa Izabel que liga a BR 367 à Urbis III, e reiterou a situação de muitas prefeituras, que enquanto os prefeitos estão parcelando os pagamentos, Eunápolis está pagando em dia. Jota Batista concordou com o discurso de Adelson do Alecrin e suas cobranças, mas ressaltou o asfalto que liga o Parque da Renovação, Santa Lúcia, Antares, e o centro da cidade, como sendo uma das obras mais importantes do governo Neto Guerrieri.
Jorge Maécio falou de suas indicações junto com o vereador Zé Carlos, em formalizar os bairros Nacional e Vista Alegre, para que estes possam receber benefícios principalmente água tratada da Embasa, os até o momento estavam na clandestinidade por serem oriundos de invasão, já que muitos bairros da cidade foram áreas de invasão e nada projetados e, é isto que dificulta uma administração são invasões criminosas de áreas, públicas ou particulares e que depois vão ser problemas para administrações, haja vista que existe o projeto solo legal do vereador Jota Batista, q eu busca legalizar os loteamentos e que juridicamente podem também atingir a estas invasões, a saber que não sendo oficiais, pois serão áreas invadidas para fins residenciais, e neste contexto poderá haver um conflito coma lei, a não ser que o vereador Jota Batista acenda duas velas uma para Deus e outra para o diabo, além disto existem os projetos residenciais do governo, que é o “Minha casa Minha vida” exatamente para evitar que bairros residências não projetos venham criar várias situações tanto jurídicas quanto administrativas.
Dentre as indicações aprovadas, estão a Jorge Maécio e Zé Carlos sobre os bairros Nacional e Vista Alegre, e do vereador Ubaldo Suzart, que pede para a av Conselheiro Luiz Vianna, não só uma padronização das calçadas como também vias de acesso para deficientes, a saber que a referida av, ja começou a receber um comércio mais volumoso e visitado e, com isto um numero maior de clientes e, é nesta hora que é preciso iniciar um trabalho de maior visibilidade para a referida avenida central da cidade.
O vereador Adelson do Alecrim fez um pronunciamento muito ponderado e além de tudo muito sensato, primeiro criticou a saúde de Eunápolis, quando várias cirurgias são suspensas, ou então nunca são marcadas e enquanto isto um numero muito grande de pessoas estão a espera de uma intervenção cirúrgica que nunca vem, criticou também os laboratórios que fazem as análises e depois tem que fazer tudo outra vez, para o vereador tem laboratório aí que está enchendo os bolsos de dinheiro. Para o vereador é preciso que o prefeito Neto e, o secretário de saúde Dr. Mário Gontijo, investiguem e tomem uma posição com relação ao fato. Para o vereador, existe um acordo entre o SUS e o Hospital Ramos para cirurgias, mas o HRE não está fazendo praticamente cirurgias de hérnia dentre outras. Para Adelson, é preciso que se tome uma posição, pois dizem que o país está Em crise, mas que crise é esta? Se o país está comprando aviões de caça de outros países e outros gastos estão sendo feitos portanto a crise praticamente não existe. Adelson falou o que o rota51 escreveu anteriormente, sobre o saneamento básico, que já era pra estar pronto e ainda nem começou, pois o saneamento básico foi anunciado pelo vice Governador e que quando aqui esteve para inaugurações, contou histórias, falou sobre muita coisa, mas se omitiu quando o assunto foi “esgotamento sanitário”, este posicionamento foi de um vereador que, embora se diz candidato a prefeito, e é muito cedo para tal, mas mostra o posicionamento de um vereador muito observador, é uma briga de gente grande, cabe a todos esperarem os resultados.
Não havendo mais nenhum vereador inscrito para discursar, o presidente do legislativo Vavá da Farmácia, iniciou as votações, sendo que todos os projetos de lei e indicações apresentadas para votação neste dia foram aprovados.
“A guisa de comentário, a sessão desta 5ª feira, teve um auditório cheio, na frente da Câmara muitos carros inclusive novos, mas nada especial foi apresentado, mas alguma coisa aconteceu ou vai acontecer, pois o auditório só recebe um numero maior de visitantes quando alguma coisa interessa a alguém”, mas foi bom, pelo menos os vereadores não falaram para o auditório vazio”.
FOTOS: PBarbosa