
Fazer jogadas inimagináveis, especular pra ver de onde vai sair mais dinheiro, tentar disfarçadamente enganar o eleitor, pra depois dar uma de marqueteiro do rei, tudo isto é muito fácil, mas a política de Eunápolis é ímpar, difere de muitas outras, primeiro pela falta de limites de políticos que sabem que estão mais sujos que pau de galinheiro e ainda coloca, a cabeça fora d’água, tentando respirar, pra não morrer na praia e, podem até não morrer, mas vão custar a restabelecer a respiração, pra sobreviver, tentando retornar á mandar na vaca leiteira mais produtora do país: a “PREFEITURA MUNICIPAL DE EUNÁPOLIS”.

Em 2012 foi assim, final de mandato de Robério Oliveira ele apresentou 4 nomes; Alécio Viann, Ubaldo Suzart, Oziel Bonfim e Neto Guerrieri, para que destes, um nome fosse escolhido como primeira opção, a coisa ficou entre Oziel e Neto, e Neto foi eleito prefeito de Eunápolis, só que não contavam que Neto fosse o homem que é, bom administrador, honesto, quando compra paga e não dá calote em ninguém, não se pode negar que pegou uma cidade em franco desenvolvimento e aumentou as potencialidades da cidade e nas eleições de 2016 se Neto bater o pé e dizer que não vem, quem for eleito, vai ter que fazer o que Neto fez, pegar o bem feito e melhorar ainda mais.

Mas o rota51.com, enquanto muita gente tentava burlar a imaginação de muitos, definiu de vez, quem seria a 3ª opção e, ela é Oziel Bonfim. Mas a reportagem do rota51.com, não precisa ir muito longe buscar informações, elas estão aqui e com pessoas que vivenciam a política eunapolitana, no seu dia a dia. E o rota51.com foi o 1º e único a levantar a bandeira de Oziel Bonfim e ninguém contestou, ninguém falou nada, ninguém fez nenhum tipo de crítica, então existe solidez no que foi escrito e, porém existe algo mais.
Se Neto resolver não se recandidatar e bater o pé que não vem pra reeleição e, é o que a sociedade organizada quer, que ele continue administrando Eunápolis, aí poderá surgir um pequeno problema e, por trás disto uma outra solução. Existe um nome nos bastidores, que apoia o prefeito Neto incondicionalmente, este nome já foi procurado, mas só se dispõe a falar daqui uns dias. Pois tem até o dia 2 de abril para desincompatibilização e, se acontecer vai ser uma surpresa pra sociedade, desde já pode-se afirmar que é uma pessoa honesta, trabalhadora, digna de todos os votos e está nas hostes do governo municipal, vamos ver até lá, mais uma vez o rota51.com vai sair na frente.
Embora Robério esteja em franca campanha política para ser mais uma vez prefeito de Eunápolis, ele sabe no íntimo que dificilmente a justiça vai deixar, são mais de 100 processos, sendo 3 deles, adquiridos no último mês do seu mandato, ele vai precisar de muito dinheiro, para impetrar liminares, para fazer o mesmo que fez, em sua campanha de deputado, precisa dar uma atenção muito grande às contas rejeitadas de Cláudia em Porto Seguro, que também não vai ficar muito barato, principalmente por saber que eles tem contra a reeleição de Cláudia, Ubaldino Jr., Lúcio Pinto que poderá sair como candidato a

prefeito tendo como aliada e vice, Roberta Caires, e será uma dupla tida como imbatível e pra completar, o apoio de Jânio Natal, o trio de adversários fortíssimos, e pra tampar a panela, Robério vai ter que dar apoio total ao cunhado Agnelo para prefeito de Santa Cruz Cabrália e ainda ajudar Téa, a se eleger prefeito de Itamaraju, que embora seja de lá, mas é um péssimo nome, para uma prefeitura tão esmagada como a de Itamaraju. Existem algumas opções para Robério, ir cuidar dos seus processos para não se tornar inelegível, depois de terminar seu mandato de deputado, ir correndo socorrer a esposa em Porto Seguro, esquecer a política de Eunápolis, por que não adianta almoçar em mercados, bater nas costas das pessoas em busca de votos e, cheio de compromissos difíceis de serem cumpridos.
Por outro lado, se Robério não descer do seu pedestal e buscar ajudar a consolidar as próximas eleições, ajudando aos demais trazer Neto para a realidade tão necessária a Eunápolis e, continuar fazendo campanha igual a Dapé nas eleições em que o Juiz eleitoral Dr. Wilson Nunes nem leu a quantidade de votos obtidos, mesmo sabendo que não poderia se eleger, e agora fazendo a mesma coisa pra na última hora desistir e colocar a esposa Cordélia como sua lugar-tenente, como candidata a prefeita, todos vão acabar colocando Eunápolis diante de uma mentira política, mas ao mesmo tempo rachando os ideais, Cordélia vai acabar colocando todo mundo no bolso, e ela eleita, o prefeito todos já sabem que será Paulo Dapé, ela prefeita de direito e ele prefeito de fato, é aí que entra o alfaiate.

Mas este alfaiate tão necessário para costurar a política eunapolitana, poderá apresentar um outro nome, que é segredo mas altamente conhecido da população eunapolitana e política, vai ser preciso muita linha, agulha, fita métrica e sobretudo um tecido muito bom, talvez e se ainda existir, um “linho S 120”, aí sim, o bonde continuará nos trilhos da honestidade, e com uma boa equipe de bons trabalhadores, também poderá ser um excelente prefeito, estilo Neto Guerrieri. Mas ao que tudo indica, na hora, Neto não fugirá ao seu compromisso moral e intelectualmente administrativo, mas até lá, muita massa encefálica será queimada, por conta de irresponsabilidades acontecida num passado não muito distante e, Eunápolis sabe muito bem disto. Podemos estar todo errado, mas este é o desenho atual da política eunapolitana.
Paulo Barbosa é: professor, poeta, jornalista (DRT 4200) e graduado em Marketing
Todas as fiotos são do arquivo do rota51.com exceto a que foi cedida por Google Images.