Todos praticamente conhecem a história, quando ainda era o KM 64, o maior povoado do mundo, o então engenheiro do DER-BA, Dr. Eunápio Peltier de Queiros comprou 100 há de terras ao fazendeiro Ivan Moura e doou para os futuros eunapolitanos, mas o dono das terras nunca deu a documentação válida por lei daquela época a nenhum deles, todos tinham as casas, mas não eram os donos, não podiam vender regularmente e por isto estavam presos a uma legislação de 1916 como falou Jota Batista.
Mas com o projeto de lei 870, do vereador Jota Batista denominado “SOLO LEGAL”, depois de aprovado pela Câmara foi sancionado pelo prefeito Neto e hoje, 6ª feira 21/11, os primeiros títulos de propriedade foram entregues pelo prefeito, e agora, os que receberam os título poderão ir ao cartório e formalizar legalmente a titularidade da cidadania que cabe a cada um, agora cada um é dono do seu imóvel, podendo vender legalmente, passar escritura, refinanciar, por que ser dono agora é legal.
Na oportunidade falou o Procurador Geral do Município Dr. Eliomar Brito, que falou da vontade politica e da vontade administrativa, de um lado o vereador e do outro lado o prefeito que sancionou o projeto tornando uma realidade a vontade de muito, em serem os donos de suas propriedade.
Para Jota Batista foi um momento novo, dizendo que foi preciso muita fé, força e coragem, pois encontrou muitos obstáculos, ameaças, coações, intimidações e muita gente grande, mas conseguiu junto aos seus companheiros de câmara e do prefeito, a regularização fundiária do município em favor dos menos favorecidos. Jota Batista ao finalizar o seu discurso, elogiou a postura do prefeito Neto, como uma continuidade da coragem, denodo, honestidade e simplicidade como foi o governo seu pai Arnaldo Guerriere, e que não esperava outra postura do filho, diante do que foi o seu pai.
Depois o Secretário de Políticas públicas Apóstolo Ronilto Willian que foi o secretário que depois de receber os laudos técnicos, formalizou toda documentação, e hoje o que se viu foi um ato de heroísmo e de cidadania e, que mesmo tendo que deixar a secretaria por motivos pessoais, devido a projetos em andamento, ele se sente feliz por ter contribuído para tal ato pudesse acontecer, Ronilto elogiou também toda a sua equipe que ultimou todos os esforços para que isto acontecesse.
Em seu momento o prefeito Neto Guerriere, agradeceu as palavras de Jota batista e foi para o meio do povo, Neto não é homem de discursos, mas se ninguém ainda não notou falta observar, Neto fala com o povo como se estivesse em uma conversa íntima, a forma como fala não deixa dúvidas a sua simplicidade, embora seja um homem de personalidade muito forte, e com relação ao projeto de lei 870, a lei do Solo Legal, ele disse querer sair de sua gestão de cabeça erguida e a sensação do dever muito bem cumprido, com simplicidade e respeito por todos e pediu desculpas por ter marcado o evento às 10h e ele ter começado às 10h05m, Neto disse que faz diferente, para mostrar que tudo pode ser feito com muita singeleza e respeito.
Neto falou dos 65 anos de fundação do maior povoado do mundo, o KM 64 e que por força da vontade de um homem bom se tornou a cidade que é hoje, Neto falou claro que os prefeitos anteriores não tomaram esta posição talvez por negligência ou por negociações pessoais, e por isto até hoje se negaram a dar ao povo, o título de verdadeiro cidadão de seus propriedades. Depois do seu discurso, Neto, assinou a documentação dos primeiros 70 títulos de propriedade, dando aos quase 5 mil donos de patrimônios, mas que somente serão donos de verdade quando receberem os certificados e registrarem seus lotes e casas.
O rotga51.com registrou a entrega de títulos a todos os presentes, num total de 110 fotos que registraram este momento histórico parta a cidade que com 120 mil habitantes, ainda estava em dívida com seus cidadãos eleitores.
[nggallery id=706]
ja deveria ter saido muito a mas tempo, nehuma cidade da federacao pode fica ilegal. uma cidade depoes de formada seus cidadoes tem que por lei ter sua escritura e registro do seu imovel. y no caso de eunapolis os expertinhos imobiliarios que vendia e revendeia lotes terrenos etc….ja nao podera fazer mas.
viva eunapolis parabens….
quem ja vio dizer que poder ter cidade fantasma,,seus cidadaos tem que ter sim por lei, sua escritura e registro da sua casa…ou se nao como a prefeitura pode cobra IPTU…que seja de exemplo para as demas cidades da federacao CIDADE LEGAL JA…..ESCRITURA PARA TODOS.