

No dia 10/06, como parte das programações do mês do meio ambiente aconteceu o primeiro encontro com os moradores do Bairro Recanto das Árvores, localizado nas proximidades do Atacadão, que receberam as orientações sobre a modalidade de coleta seletiva que será adotada no Município. No encontro houve a participação: PANGEA/Pró-catador, IFBA, SEMAB, moradores e dos representantes da Cooperativa dos Catadores de Eunápolis, onde receberam as orientações dos técnicos que didaticamente utilizaram da metodologia de unir a teoria a prática com a demonstração de forma direta onde foi apresentado a formulação de coleta seletiva em apenas um coletor de 200 (duzentos) litros, reservado apenas para os resíduos recicláveis seco, que deverá ser coletado pelos catadores da cooperativa no mínimo uma vez por semana. No caso dos resíduos úmidos foi apresentado a proposta de reaproveitamento com a utilização dos mesmos nas plantações existentes no bairro após serem transformados em húmus.
Ainda durante o mês do meio ambiente em relação aos resíduos sólidos, a cooperativa fez uma parceria com o espaço de festas Damásio, sob o comando da senhora Claudia Damásio, que propôs aos catadores cooperados que participassem da festa do dia 10/06 objetivando o procedimento da catação dos materiais recicláveis, o que ocorreu de forma exitosa, facilitando e ampliando o fundo ambiental da COONÁPOLIS, que vem sendo reservado para aplicações a serem definidas pelos cooperados.

Já nesta terça-feira, 21/06, aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente uma reunião da coordenação do mês do meio ambiente para avaliação das ações já realizadas e ainda iniciar os procedimentos de avaliação para escolha dos ambientalistas que serão homenageados com a Menção Honrosa a ser entregue, pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, como reconhecimento àqueles que de forma sistemática defendem a causa ambiental. A reunião contou com a participação das entidades: SEMAB, Associação dos Mototaxistas, COMTUR, IFBA, STTR, INEMA, PANGEA/Pró-Catador e SECOM que defenderam a manutenção com o adiamento das atividades de início de preservação da nascente da Matinha Urbis I e II, e a realização da conferencia infanto-juvenil. No que se refere a data de entrega da Menção Honrosa, todos defenderam o adiamento da data que deverá ser definida na próxima reunião da coordenação ampliada para o dia 05/07, na SEMAB, a partir das 09h:00.
A coordenação definiu preliminarmente que as menções honrosas deverão ser entregues as seguintes representações: entidades educacionais, ONG’s, ambientalistas, alunos, representante de pais de alunos, vereadores, professor/educador, entidades da sociedade civil organizada, empresários urbano, imprensa, empresário rural, instituições das três esferas e trabalhador rural. A definição final das categorias e critérios serão aprovadas na próxima reunião da coordenação ampliada.

Na reunião da Coordenação, o secretário Mauro Borges, agradeceu o apoio de todos mencionando que durante os quase quatro anos que esteve à frente da pasta, o mais positivo foi poder contar com a participação das entidades e comunidades, não apenas nos eventos, mas principalmente como protagonistas das realizações, com envolvimento direto nas coordenações das mais diversas atividades que aconteceram.
Em continuidade das ações do mês do meio ambiente, a Copa Ambiental de Futsal tem sido um dos destaques seja, nas modalidades masculino ou feminino, que conta com diversas parcerias, principalmente com a Secretaria Municipal de Esportes. Na terceira rodada dos dias 18 e 19/06 foram vencedores as seguintes equipes UNOPAR, Guarda Civil Municipal (GCM), Desbravadores e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A próxima rodada promete e acontecerá no dia 22/06, com o brilhantismo das seguintes equipes: UNOPAR x GCM e Desbravadores x SMEC. No feminino a equipe do industrial encontra-se na liderança disparada do campeonato com seis pontos.
Por: SECOM-PME/ASCOM-/SEMAB-/Fotos: SEMAB