
No último sábado, 27/02, a Prefeitura de Eunápolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Clínica de Olhos DayHorc, realizou mais um mutirão de Cirurgia de Catarata, onde 25 novos usuários do SUS tiveram a saúde de sua visão restituída.
Segundo o Secretário de Saúde, Mario Gontijo, a catarata é a maior causa de cegueira tratável no Brasil, e as pessoas que sofrem com esta doença, em sua maioria de maior idade, acabam perdendo a visão.
“Desde o primeiro ano de mandato do prefeito Neto Guerrieri que, devido à grande demanda de pacientes cirúrgicos para Catarata, iniciamos os mutirões no intuito de reduzir a espera e solucionar esta necessidade de nossos pacientes”, explicou Gontijo.

A Catarata – Doença que diminui progressivamente a visão, podendo ser congênita ou adquirida (que é a forma mais frequente da doença) e podendo causar cegueira caso não seja tratada a tempo e adequadamente. Os sintomas mais frequentes são: diminuição da acuidade visual, sensação de visão “nublada ou enevoada”, sensibilidade maior à luz, alteração da visão de cores e mudança frequente da refração.
A catarata atinge hoje quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham esta doença, considerada a maior causa de cegueira evitável. No Brasil são 2 milhões e surgem cerca de 120 mil novos casos ao ano.
Por: SECOM-PME / Fotos: Fernando Ferreira
