
Depois da chamada nominal dos vereadores, a Oração do Dia pelo Pr. Robson, a leitura da ata da sessão anterior que foi discutida e aprovada lida pelo Diretor legislativo Milton Guerreiro e da leitura da Ordem do Dia, foi feito o intervalo regimental e, no retorno a palavra do Secretário de Desenvolvimento Econômico Roberto Martins, cuja fala está em matéria específica nesta edição.
O pequeno expediente começou com o pronunciamento do vereador Zé Pelanca, em favor dos artistas de Eunápolis, em um projeto onde toda a festa promovida ou que tenha a participação pelo município, na contratação de artistas de fora, que os artistas locais obrigatoriamente também, sejam contratados, mas Zé Pelanca na tentativa de explicar ele complica mais ainda, porém, os demais vereadores acabaram aprovando a indicação.

Já o vereador Jota batista pediu uma moção de apoio ao judiciário local e também á OAB, para que o TJ-BA, possa contratar imediatamente ou indicar uma escrivã para a 1ª vara crime, pois por falta desta profissional, o judiciário esta parado, e até mesmo a semana do júri que deveria ter acontecido no mês de setembro, não aconteceu, a saber que no mesmo dia em que a escrivã aposentou, o MM j8uiz Dr. Otaviano Sobrinho fez a comunicação do fato e até o momento não foi atendido e, por este motivo está tudo parado.

Galego do regional na tribuna fez o seu desabafo, depois de falar muitas coisas, acabou denunciando que na 4ª feira, uma parturiente, em situação de risco, foi ao HRE para ganhar sua criança e na necessidade urgente de uma cesariana, o médico de plantão nem, olhou a paciente, e nem tampouco a enfermeira, a parturiente passando mal, e pelo descaso do corpo médico no momento, a paciente foi levada por terceiros para Porto Seguro onde teve a criança. Para o vereador, mas está também havendo um descaso pelo Secretário de Saúde e a direção do HRE e, é por causa de fatos como este que a popularidade do prefeito Neto, não está tão boa assim, pois o que Neto precisa é de secretários que abonem a sua administração e isto dá margens para os adversários, fazerem a maior campanha, mesmo que Neto esteja como está fazendo uma administração excelente.
Depois Galego falou sobre a UTI, falou do tempo em que o HRE funcionava no AMES, e da corrupção federal com tanto dinheiro na cueca, no calção, na meia, o petrolão e a saúde em baixa, incluindo Eunápolis que arrasta por diversas governos e, a UTI não sai e, para identificar o médico omisso, ele revelou que o plantão foi na 4ª feira.

Nesta 5ª feira, Adelson Cirilo desabafou, dizendo que ninguém chuta cachorro vivo, e eles estão batendo nele, por que está mais vivo do que nunca. Adelson se refere ao radialista Jota Bastos e Fávero Morais, Adelson disse que não votou nas contas de Robério em nenhuma das duas vezes que se fosse preciso ele não votaria nunca. Adelson disse que está sendo massacrado em uma emissora de rádio, principalmente pelo fato do radialista ter passado 09 meses mamando como assessor da câmara, ganhou 9 mil reais e, que por incompetência perdeu a boquinha, agora está batendo até no vento. Adelson lembrou quando Fávero Morais foi a sua casa pedir 50 reais e 3 cestas básicas, depois falou que eles são mandados pelo ex prefeito que ficou 8 anos na prefeitura, e não fez praticamente nada, mas que agora a cidade tem um prefeito que só postos de saúde, os PSFs, ele construiu 17 que vai inaugurar dia 1’7 com a presença do Governador do Estado. Adelson disse que “Leão com fome, não em cachorro que segure”, seguiu com suas criticas aos radialistas, falou da UTI, da qualidade do asfalto que Neto tem feito pela cidade e, defendeu o vereador Lucas Leite, quando Jota Bastos chamou o edil de “rapariga” e que isto foi uma falta de respeito para com o vereador, depois do desabafo em todos os sentidos, Adelson agradeceu a todos e foi pro seu lugar.

Jorge Maécio abordou a situação do camelôs e de um camelódromo a ser construído, pois é uma classe trabalhadora e não podem ficar desempregados. A afala foi rápida, pois o clima estava tenso e falou da atuação do seu deputado federal e das verbas já conseguidas para Eunápolis no valor de R$ 1.200,000,00, a ser dividida em 5 vezes, sendo que a primeira parcela já está na conta e que irá ajudar no asfaltamento de muita ruas da cidade, principalmente aquelas que há muito está sendo pedida pelos moradores.
O vereador Aderbal, leu as 6 laudas que elaborou em casa, falando do ex Presidente da República Juscelino Kubistchek, como sendo um dos maiores estadista da nação e em seu pronunciamento fez um relato completo desde quando JK era uma crianças, seu primeiro emprego, até se tornar médico e Presidente do Brasil.

O vereador Zé Carlos, falou que em Eunápolis tem a imprensa séria, a marrom e a que faz apologia ao mau jornalismo, Falou do HRE quando esteve no AMES, e que é defensor inveterado do Prefeito Neto, e disse que em Porto Seguro a oposição está totalmente contra a reeleição de Cláudia Oliveira, Zé Carlos disse ter arrependido de ter votado nas contas de Robério Oliveira, e que tem muita gente sendo pau mandado de Robério e usando de malandragem para denegrir a imagem de Neto. Depois quando outro vereador foi usar a tribuna, surgiu uma forte discussão entre Zé Carlos e o vereador Zé Pelanca, que nem a intervenção do Presidente do legislativo Vavá da Farmácia acalmou os ânimos, Zé Carlos também fez sérios desabafos contra os radialistas, dando conta de que Jota Bastos, vivia em seu posto de gasolina pedindo combustível para ir para a faculdade, e agora fica batendo nos vereadores sem nenhum fundamento.
Jota Batista usou a tribuna dizendo que o Ministério Público, pode orientar a prefeitura a fazer a retomada de lotes doados por administrações anteriores, e que somente um processo na justiça pode fazer com que isto aconteça, primeiro tem que haver um processo e em seguida com, o julgamento da causa, haver um mandado de desocupação, mas na tora, o MP não pode determinar que hajas a retomada de imóveis, o que o MP pode fazer é so recomendar a ação.
Depois falou que a sede do SAMU é em Eunápolis e 3 ambulâncias foram para Porto Seguro, e que a troca desses carros é de 3 em 3 anos e, que novas ambulâncias devem vir para Eunápolis.
O vereador e Pr. Robson Rocha, agradeceu a todos pelo apoio ao seu projeto de lei, quando altera o artigo 1º da lei municipal nº 918/2013, que dispõe sobre a instituição da Marcha para Jesus, no âmbito do município de Eunápolis, mas alguém que estava no auditório falou à reportagem que este projeto é ilegal, pois o Brasil é um país “laico” e que constitucionalmente não pode legislar em nenhuma hipótese ou instância, sobre questões religiosas, isto devido ao fato de não poder legislar sobre o assunto, este projeto pode vir de encontro a constituição em detrimento de outras religiões. Se houver uma denuncia no MP, este projeto poderá ser inclusive anulado, isto segundo o denunciante.

Lucas Leite, ao usar a tribuna de leite ele não tinha nada, já que o radialista Jota Bastos em seu programa chamou o vereador de “prostituta e p…”, Lucas leite disse que em apenas 1 ano e 4 meses fez 22 denuncias contra o ex prefeito e patrão de Jota Bastos, sendo que na compra de tapetes de grama, adubos e mão de obras foram gastos R$ 4 milhões e 500.000,00, um absurdo, Lucas Leite falou que a campanha contra Neto Guerrieri é feita pelos jagunços de Robério, e que ele Lucas tem uma história de vida, e não está nem aí para esta vagabundagem, ao finalizar o seu desabafo, Lucas Leite disse que é para o ex prefeito ir para os “quintos dos infernos” para fazer campanha contra o capeta.
Depois de terminados os discursos e acalmados os ânimos, o Presidente do Legislativo colocou em pauta a Ordem do Dia, onde todos os projetos de lei para votação e as indicações, depois de votados foram aprovados por unanimidade.
Nova sessão da Câmara de Vereadores, na próxima 5 feira 15/10, às 08h30m, na sede da CME av Artulino Ribeiro bairro Dinah Borges.
FOTOS: PBarbosa