
Segurança, é sempre, segurança
Como sempre, Eunápolis tem sido esquecida pelos últimos governos petistas que tomaram conta do governo e esqueceram a cidade. Em termos de segurança, o que ainda dá certo alívio à população, é saber que o comando da 7ª CIPM, junto aos demais oficiais e a corporação, e a forças de vontade de todos, no sentido de fazerem valer a farda que vestem, estão dando continuidade ao policiamento ostensivo, mas é por falta de policiais, que a bandidagem toma conta e, os assaltos acontecem à luz do dia e, o policiamento ostensivo, embora pouco, fez com que o índice de mortandade caísse sobremaneira na cidade, apenas 1 nos últimos meses. Na delegacia de policia civil, a reportagem esbarra na falta de informações e até com certo impedimento de fotografias internas, quem não chega a tempo de fotografar na rua, fica sem fotos, mas quando se vê matérias policiais em delegacias em outras cidades, o trabalho de reportagens é feito normalmente, as fotos intensa somente são feitas quando algum caso é apresentado, mas fora do expediente, é muito dificil. Até nisto Eunápolis é desprestigiada. Mas mesmo assim quando temos oportunidade, buscamos sempre mostrar o trabalho que a policia faz. E quanto a falta de policiais, uma charge enviada ao rota51.com mostra que o governo está “reduzindo” a policia do estado.
Vereadores pedem vista a projeto de troca de nomes de ruas e prédios públicos.

A lei é federal, está na Constituição Federal, é redundância, mas é preciso, alguns comerciantes da av Paulo Souto, fizeram intervenção no projeto de lei, por que não querem gastar com a mudança da razão social de suas empresas. Eles estão cobertos de razão, mas quem colocou os nomes, já sabia que não se podia homenagear pessoas vivas, dando seus nomes a logradouros públicos, fez por puro puxa saquismo, e agora quem sofre são os comerciantes. Mas o problema que a determinação é do Ministério Público e se a Câmara votar ao contrário, a promotoria além de anular a sessão e a votação e, poderá ainda, causar danos jurídicos aos vereadores que votarem a favor da manutenção do nome de Paulo Souto na referida avenida. No Brasil, é assim cada um quer fazer a sua própria lei, e apelam para a Câmara, na tentativa dos vereadores colocarem a cara a tapa, mas Constituição é a Constituição e, os vereadores após estudarem minuciosamente a constituição Federal, viram que cometerem ilegalidades e os vereadores votaram e, não só aprovaram todas as mudanças como também as novas nomenclaturas de prédios públicos na cidade.
O trânsito continua horrível, a falta de educação é a grande culpada.

Muita gente critica o prefeito pelo trânsito da cidade, uns dizem que ele não faz nada, outros criticam dando sugestões que já estão prontas para serem cumpridas, mas o processo é longo, mas muita gente que critica, às vezes são os piores no trânsito, motoqueiros por excelência, não respeitam os sinais, atravessam por entre carros perigosamente, não respeitam as leis de trânsito e pra piorar, ainda não existe em locais estratégicos, os guardas civis municipais para começarem a multar, por que agora já podem e, a lei protege a quem pelo menos tenta rodar dentro da lei, e que é o mais prejudicado, motoqueiros cortam pela direita, muitas vezes com passageiros e não tem nada que os iniba. Não é culpa do prefeito, a culpa maior é a falta de educação no trânsito, enquanto motoqueiros e ciclistas, principalmente os que rodam na contra mão na av Porto Seguro, continuarem assim, o trânsito de Eunápolis vai continuar caótico, perigoso e muito ruim, so multando é que o povo vai obedecer às leis e, todos vão poder rodar em paz. Por outro lado, a prefeitura, mandou revitalizar muitos locais, repintando faixas de pedestres, que muitos motoqueiros e motoristas, não obedecem, aí vai um alerta e uma denúncia, já que existem os “pardais” que multam os carros que ultrapassam a velocidade, 40 km, nas BRs 101 e 367, está na hora de colocarem outros pardais nas sinaleiras, a empresa que cuida destes pardais vai faturar uma nota preta e o município também, por que muita gente não respeita e “vazam” nos sinais vermelhos, o rota51.com vai fotografar e mostrar que não é conversa fiada, é falta de educação no trânsito mesmo.

Por outro lado o “radar” escondido na BR, induz muitos, a serem multados, mas na 367 um pardal está escondido atrás de uma placa e ninguém vê. Muitos carros estão sendo multados na BR 367, em frente a Portovel, já que existe apenas uma placa mostrando a velocidade a 40km p/hora, mas acontece que, na mesma BR 367, a partir de Vera Cruz, existem várias placas de sinalização, indicando a quilometragem permitida e os radares estão todos descobertos, neste caso só é multado quem excede a velocidade sem nenhum respeito pela sinalização, mas a reportagem foi no local e fotografou o radar escondido atrás de uma placa publicitária e quem sai da BR 101, centro e vai em direção ao Atacadão, não vê o radar, e acaba sendo multado, é claro que excedeu os 40 km/hora, mas se houvesse uma sinalização bem visível, indicando a

quilometragem permitida e, o radar estivesse visível, tudo bem, errou tem de pagar, mas do jeito que está parece que existe uma certa irregularidade, pois constantemente funcionários da empresa que ganhou a licitação para operar, fazem a leitura, mas ainda não viram esta irregularidade, por outro lado o radar na pista que vem do Atacadão para o Centro é visível, diante das fotos desta matéria, se todos se unirem, na justiça, poderá haver uma reversão das multas, ou então devem estar achando que nosso dinheiro é achado no lixo ou pendurado escondido na ponta de um poste. Contra fotos não existem argumentos.
FOTOS: PBarbosa