Depois da chamada dos vereadores, a Oração do dia, a leitura da ata da sessão anterior e da Ordem do Dia, foi feito os 15 minutos de intervalo regimental, e em seguida a palavra franca, onde Tice Shigeto, usou a tribuna e conclamou aos vereadores que fossem em suas comunidades e divulgassem o trabalho que é feito pela Secretaria de Saúde, no acompanhamento de mulheres, para exames de mamografia, quando o município disponibiliza 900 exames/mês, sendo que na Policlínica é feito o serviço de mastologia, mas os exames de mamografia são realizados nas clinicas COTRÉU, IBMED e MEDCENTER, para este pronunciamento estiveram na CME pessoas ligadas à Secretaria de Saúde, Anara Sartori, Alessandra Carvalho coordenadora do programa “saúde da mulher”, Lisiani Bonfim coord da “atenção básica” e a palestrante Tice Shigeto, toda esta apresentação foi em decorrência do “outubro rosa”, a saber que é apenas uma data a ser comemorada, mas o trabalho da saúde é feito durante todo ano.
Aberto o pequeno expediente usou a palavra o vereador Galego do Regional, que enalteceu o trabalho de Vavá da Farmácia à frente da CME, pois como Presidente tem conduzido os trabalhos de forma exuberante. Falou que muita gente vem criticando a Câmara, mas que deveria primeiro ir à CME e conversar com o seu Presidente, visitar o site da CME e ver o que é postado lá, e mais uma vez falou de Neto Guerrieri quando citou a chamada crise, mas que em Eunápolis o funcionalismo tem sido pago regiamente em dia, o que demonstra alicerce administrativo de um prefeito, comprometido coma a transparência e a legalidade.
Na sequencia falou o vereador Zé Carlos, denunciando o descaso da Embasa para com os moradores dos bairros Nacional e Vista Alegre e o assentamento rural Roça do Povo, pela falta de água, Zé Carlos falou que uma mulher foi a uma emissora de rádio fazendo críticas á sua pessoa, mas que ele tem a consciência tranquila, pelo seu trabalho feito em favor do seu povo, sempre com honestidade e com a consciência tranquila por tudo que tem.
Jorge Maécio falou do outubro rosa, de um poço que foi aberto no acampamento 25 anos, mas que este não correspondeu com as expectativas e por isto está vindo um geólogo, para realizar novos estudos e determinar que outro poço seja aberto em outro lugar. Mais uma vez Jorge Maécio, voltou a criticar a situação do trânsito da cidade, da empresa de segurança que atende aos bancos, da insegurança que os guardas causam na população, sendo que este assunto será tema de uma matéria específica ainda nesta edição. Depois Jorge Maécio, deu logo uma “porretada” na Embasa dando conta das indenizações que ela está pagando, por roubar o povo, e com relação à Embasa, Zé Carlos aproveitou e voltou a tônica com o mesmo assunto, dizendo que o Sr. Eliomar disse que não existe nenhum protocolo na empresa sobre pedidos de água para os referido bairros e assentamento, dizendo eu os moradores destes locais, retroagiram no tempo e carregam água no lombo do jegue. Retornando Jorge Maécio elogiou a postura das moças da saúde, pelo trabalho realizado e por mais este outubro rosa.
Lucas Leite mais uma vez usou a tribuna e disse que a água está quase chegando aos bairros Nacional e Vista Alegre e que o projeto e solicitação desta bem para os moradores foi dele, ou seja alguém está querendo pegar carona no seu trabalho, Lucas Leite disse ainda que, qualquer um pode levar documento e protocolar na Embasa, e como comentário alegre, Lucas Leite ainda chamou o vereador de “BONITÃO”. Galego pediu um aparte e enfatizou que ninguém pode pegar carona no seu projeto de “saneamento básico”, ou seja, como se quisesse dizer: “não tentem registrar que este filho é meu”. Depois Lucas Leite falou que trabalho legislativo é um trabalho de todos os vereadores e que isto só enaltece o legislativo e quem ganha mais é o povo. E para finalizar Lucas Leite apresentou um projeto de reurbanização da Praça Frei Calixto como um cartão postal da cidade.
Vereador Robson Rocha fez um discurso leve, suave, dizendo que estava muito feliz, por ter na sessão desta 5ª feira 01/10 a presença dos seus pais, Robson Rocha é sempre muito preocupado com as questões sociais da cidade e, por isto é sempre um vereador fiscal em todas as situações.
Dr. João Lopes usou a tribuna e falou sobre o outubro rosa, dando conta de que a mulher é sempre muito mais preocupada com a sua saúde em relação ao homem, Dr. João disse que muitos homens e com idade mais madura, nunca fez um exame de próstata, mas a mulher está sempre vigilante com a sua saúde e exames necessários e, para evidenciar tal situação, Dr. João disse que a mulher hoje em dia vive uma média de 7 a 8 anos a mais que o homem. Falou também sobre o projeto de aumento para os médicos atendentes do SAMU, pelo trabalho e pela periculosidade que existe no setor.
E finalmente o líder do prefeito Neto Guerrieri, o vereador Jota Batista, falou sobre a situação de bairros clandestinos que são feitos sem nenhuma infraestrutura, pois são feitos sem água, luz, esgotamento sanitário e é por isto que ele fez o projeto já aprovado do “solo legal”, evitando o inchaço e a falta de urbanização, e que 70% deste não são registrados como no caso do Sapucaieira e os bairros citados. Por outro lado Jota Batista falou que são situações como esta que causam tanta polêmica e discussões entre vereadores e, que isto não deve acontecer por problemas antigos e que agora precisam ser resolvidos de outra forma.
E depois das criticas do rota51.com em relação a alguns vereadores ausentes, todos estiveram presentes, com exceção de Ramos filho ainda abalado com infausto acontecimento e não é pra menos, pois perder o pai e um irmão em tão pouco tempo, desestrutura qualquer um e o vereador Ubaldo Suzart, que sempre se faz presentes sua ausência é justificada.
Nova sessão da CME na próxima 5ª feira 08/10 às 08h30m, na CME av Artulino Ribeiro bairro Dinah Borges.
FOTOS:PBarbosa