O rito é sempre o mesmo, começa com a chamada eletrônica dos vereadores e como teve “quórum”, foi aberta a sessão com a oração do PAI NOSSO, e em seguida o diretor legislativo Milton guerreiro leu a ata da sessão anterior, que foi votada e aprovada, a saber que a penúltima sessão do dia 10/04, foi suspensa devido a falta de quórum, a ata lida foi a doa dia 03/04/2025, depois foi lida a ORDEM DO DIA e em seguida foi anunciado o intervalo regimental, onde todos vão para o lauto cafezinho e terem uma conversa ao “pé de ouvido”. para então retornarem, todos, para a sessão do dia.
O presidente da Câmara Valdiram Marques, concedeu espaço de 10’, ao vice presidente do SINSPPOR, Edriano Alves, que usou a tribuna, para solicitar apoio dos vereadores para atuarem junto ao prefeito Robério Oliveira, no sentido de recolocar os salários dos funcionários públicos municipais, em um patamar mais justo, com um aumento de 15%, como pede o cartaz, distribuído aos vereadores nesta sessão.
Em seguida foi aberto o pequeno expediente, iniciado pelo vereador Rogério Astória, que cobrou dos demais vereadores, a solicitação ao executivo que faça retornar a casa legislativa, uma resposta de todos os projetos, indicações e requerimentos que foram aprovados nas sessões anteriores, para que ele, Rogério e os demais fiquem sabendo do andamento de tudo que foi remetido ao executivo.
Já o vereador Negão da água, Wellington Rodrigues, falou sobre os 100 primeiros dias do seu mandato e também do mandato do prefeito Robério Oliveira, em que ao mesmo tempo pediu ao executivo, a pavimentação asfáltica da rua Ilhéus interligada com a rua João Ramos no bairro Vista Alegre, como também a drenagem das águas pluviais, da referida rua.
O vereador Ademir Freire, também falou dos 100 dias do seu governo, agradeceu apo prefeito pelo atendimento às suas reivindicações, pediu à secretária de educação a prof.ª Jovita, uma maior fiscalização nas empresas que fazem o transporte escolar. Em seguida falou do “terra Bahia” onde trem uma gleba de terras, falando sobre as estradas e do escoamento da produção agrícola do referido local.
Já no 2º expediente, com mais tempo o vereador Rogério Astória, falou do seu descontentamento da falta da sessão passada, talvez pelo fato da ação do TRF 1 Em relação a liminar de Robério que foi cassada, e que agora espera a ação da justiça eleitoral, depois o vereador falou da violência instalada na cidade, sendo que Eunápolis está classificada como a 10ª mais violenta do Brasil, abordou a fuga dos presos do presídio local, e que está cobrando soluções imediatas do governo do estado Gerônimo Rodrigues, pois uma cidade de 120 mil habitantes, está violenta demais, citou os mortos do IFBA, e que é preciso aumento imediato das tropas da PM e de carros, principalmente blindados, pois recentemente até um sargento da PM foi atingido por disparos de bandidos.
O vereador Jorge Maécio, abordou o tema “ponte do rio Jequitinhonha, dando conta de que se não for tomada uma medida mais séria neste momento, a ponte poderá cair, Jorge Maécio falou que desde quando era vereador junto com J. Batista e Carmem, que ele já vinha alertando pra esta situação e que agora, é preciso que as autoridades se reúnam e tomem uma providência imediata, para evitar acidentes mais graves.
O presidente da Câmara, Valdiram Marques, ao usar a tribuna falou de projetos anteriores, e que desde 2010, ele vem trabalhando em prol da região, e solicitou ao executivo que faça o asfaltamento da região da Colônia até o Ponto Maneca, onde há o escoamento muito grande da produção da região, Valdiram citou que este trecho, já foi a antiga BR 367, que nasce na cidade de Gouveia em Minas gerais e vai até Santa Cruz Cabrália, falou do lixo, ou entulho que moradores colocam nas ruas, que a prefeitura poderá recolher o lixo e debitar na conta dos moradores, o valor gasto com a retirada do que é indevidamente colocada nas esquinas de ruas e praças, para tanto fiscais deverão ser colocados de prontidão para observarem esta situação.
Como ninguém mais se inscreveu para falar, o presidente Valdiram Marques anunciou a votação da ordem do dia, o que foi votado foi aprovado, e as indicações foram votadas em bloco e todas aprovadas, menos as indicações dos vereadores Saulo Cardoso e Adriano Cardoso, por estarem ausentes da sessão.
A próxima sessão esta, marcada para o dia 23/04;2025 na Câmara de Vereadores, Av. Artulino Ribeiro bairro Dinah Borges.