Na manhã deste 1º de abril, à porta da justiça federal, um grupos de índios, faziam a sua dança de protestos, contra o que eles chamam de: “a maior fraude imobiliária de Trancoso”, que é a venda de uma fazenda, ou seja, uma grande gleba de terras, onde segundo informações, poderá ser construído um dos maiores “resorts da Bahia”.
Segundo uma entrevistada pelo rota51.com, a índia YARA, ela fala sobre a manifestação e o seu real motivo. Acontece que pelo que falou Yara, se a FUNAI tivesse há mais tempo, atendido o pedido dos indígenas, a situação, também há mais tempo teria sido resolvida, mas como no Brasil é comum deixarem tudo para “depois”, e acaba dando nesta situação, pois já teria sido determinada se as terras eram realmente dos Pataxós ou não.
Existem situações, que são precisos estudos imediatos, para soluções imediatas, mas como interessa a grupos financeiros de alta potência, e muitas vezes de interesse especial dos órgãos governantes, as coisas acontecem e quando a “bomba” estoura, é que vão tentar remendar as coisas e muitas vezes com o remendo mais velho do que a própria colcha de retalhos do que é apresentada.
Vejam a entrevista da índia Yara sobre o assunto: