Depois da chamada eletrônica, e havendo “quórum”, foi lida a ata da sessão anterior pelo diretor legislativo da CME, Milton Guerreiro, que foi votada e aprovada, e depois o 1º secretário leu as matérias da pauta, que nesta sessão esteve bem recheada, com vários projetos em apresentação, outros em 1ª votação e, as indicações todas aprovadas.
O presidente da CME, Jorge Maécio, anunciou o intervalo regimental e depois do retorno foi aberto o pequeno expediente, onde os vereadores inscritos, vieram, defender as suas indicações e projetos, para a votação do dia.
Os vereadores Valterlan, Tó do Cavaco, Zé Carlos e Renato Bromochenkel, defenderam suas indicações no pequeno expediente e, a partir daí todos foram à tribuna para as discussões do grande expediente. Valterlan pediu a finalização de pavimentação de ruas inacabadas no Juca Rosa, Pr Renato também pediu drenagem de ruas no Juca Rosa e pavimentação asfáltica.
Tó do Cavaco, também pediu drenagem de águas pluviais e pavimentação asfáltica de várias ruas no bairro Dinah Borges.
Já no grande expediente, o vereador Francis criticou as várias ruas da cidade totalmente às escuras por falta de lâmpadas que precisam urgentemente serem substituídas. Francis citou esta situação e que já fazem 3 meses de governo da atual prefeita, citou também posto de saúde do bairro Rosa Neto sem medicamentos e ainda ressaltou que são quase 6 milhões de reais à disposição da prefeita e terminou perguntando para onde está indo este dinheiro.
Vereador Zé Carlos, pedindo a construção da praça dos 3 poderes, que ficam em frente ao fórum de justiça da cidade. Depois partiu para denúncias de postos de saúde sem medicamentos e que estes precisam de mais médicos. Zé Carlos inocenta a prefeita e joga toda a culpa nas costas da secretária de saúde, já Francis em aparte, mais uma vez detona a secretária, dizendo que se a secretária não presta que troque. O que se precisa saber, é que, Anara Sartori além de competente, já esteve no setor em administrações passadas e nunca houve reclamações, o que é preciso saber é se, ao ser indicada para a secretaria de saúde, a prefeita deu à referida secretária, uma caneta com tinta, mas ninguém falar que já estão querendo fritar a secretária em óleo fervente, não por incompetência, mas por outros motivos.
O prof, Tiago Mota, em seu discurso explicou a sua falta por causa do Covid 19, citando o mesmo como sendo um inimigo muito perigoso e invisível, depois falou do seu projeto, solicitando que a prefeita forneça um curso preparatório para os servidores, pois alguns estão tratando muito mal algumas pessoas que procuram postos de saúde e outros setores municipais; o “assédio moral”, também está sendo muito reclamado por muitos funcionários do baixo escalão, pois, seus superiores, não os trata com o devido respeito principalmente no setor de “vigilantes”, pois estes estão sendo assediados pelo seus superiores mais próximos e isto é algo que não pode e nem deve acontecer, de acordo com o prof Tiago, esta é uma situação ruim tanto para quem procura estes setores, como para o próprio serviço.
Pedro Queiróz, em sua indicação, pediu que alguns amigos seus, 13 no total, os quais ele citou os nomes na tribuna, tivessem prioridade na vacinação, pelo fato de serem representantes farmacêuticos e, por estes estarem sempre em contato com todos, em todos os setores de saúde, talvez o vereador esteja esquecendo que não tem vacina nem mesmo para os idosos, e que a vacinação está praticamente paralisada por falta da vacina, é claro que, havendo a vacina, todos precisam ser vacinados, mas e os idosos que já estão esperando há muito tempo, são a maior prioridade. Pedro Queiróz, também fez citação às redes sociais, e aos carros de som, para anunciar a vacinação, quanto às redes sociais, as quais ele usa muito, mas se esqueceu dos sites, que realmente fazem os noticiários constantes da região, por outro lado, os sites mantêm sempre vivas, as notícias, enquanto as redes sociais, são mais rotativas, os sites são dignos da maior respeitabilidade, principalmente os que tem em suas redações, jornalistas credenciados e devidamente registrados no TRT, que são as chamadas DRT’s.
O vereador Jorge Maécio, voltou a citar a travessia na BR 367, que está uma verdadeira bagunça de trânsito, e que precisa ser resolvida com urgência, para evitar mais acidentes dos que já vem acontecendo. Os carros que vem do Atacadão, ao chegarem na Av Princesa Isabel, tem uma grande dificuldade, para realizar as devidas conversões, e uma rotatória no local seria o ideal, para a contenção dos acidentes ali registrados.
Adriano Cardoso, ao usar a palavra e como porta voz da prefeita, disse que o que foi mal feito nos últimos 16 anos, não poderá ser consertado em apenas 90 dias e, que muita gente ignora, o trabalho que está sendo feito no HRE tanto pelo seu diretor Lúcio França o que é excelente pessoa e pela Secretária de Saúde Anara Sartori. Adriano salientou de que a prefeita precisa de pelo menos 100 dias para arrumar a casa e, que a prefeita Cordélia irá fazer um grande governo. Em aparte, o vereador Francis, reafirmou suas críticas, dando conta de que “a vida não espera”, Adriano, retomou a palavra e lembrou das cirurgias ortopédicas que foram feitas, e que tinha muito tempo sem serem executadas.
Adeílson do açougue e Adriano, indicam ao executivo que interceda junto ao Dnit, para a construção de uma rotatória na entrada da roça do povo e a implantação de radares, sinalização, iluminação e faixas informativas sobre a entradas da roça do povo, na BR 101, zona rural de Eunápolis. Por outro lado, o Vereador Adeílson, pediu a construção de uma creche na roça do povo, mas talvez ele não saiba que estas creches, são construídas pelo governo federal e não municipal, pois já existem 4 creches, que estão desativadas, exatamente pelo fato de que o governo federal constrói, mas é a prefeitura quem coloca para funcionar, e sem “grana” há muitos anos estão todas paradas, a intenção é boa, mas só para demonstrativo eleitoreiro.
O presidente da CME, Jorge Maécio, solicita ao município a construção de uma UBS, Unidade Básica de Saúde, no bairro Gusmão, pois que os moradores locais, necessitam de um atendimento de saúde tem de desloca para outro bairro mais distante.
Tó do Cavaco e Francis, tiveram uma discussão séria, Tó defendendo a prefeita e Francis, tecendo as maiores críticas, quando as famílias foram envolvidas nas discussões, mas tudo acabou bem e seguiu a votação das indicações.
Alguns projetos, aqui não citados, foi devido ao fato de terem sido votados em 1ª votação, ficando para a próxima 5ª feira a 2ª e última votação par a aprovação final. Na realidade as discussões estão sendo em torno do setor da saúde, Zé Carlos, foi a favor de que o hospital do Covid 19 administrado por uma fundação que não está dando a atenção necessária, aos doentes, por falta de aparelhos, e nada está sendo resolvido, ele acha que o hospital do covid deveria ser devolvido pela administração da fundação, ao Estado, pois segundo o Pr Renato, os funcionários do hospital do Covid, receberam neste dia 17/03 o restante de seus salários, e o retorno do hospital ao estado teve a aprovação de muitos vereadores.
Todos os projetos de lei e indicações, que foram colocados para a votação nesta 5ª feira foram aprovados, nova sessão, será na próxima 5ª feira 25/03, Às 08h 30m, na CME av Artulino Ribeiro bairro Dinah Borges.
Para que debates desnecessários e Indicações fora do contexto? Pra mostrar serviço, os vereadores precisam saber o que pedir. Só pra pedir? Bom seria se a Comissção de Serviços Públicos solicitasse a Prefeita a contratação de uma usina asfáltica para fazer uma Operação Tapa-buracos nas ruas ,afinal os vereadores tem carros e transitam por essas artérias . Pedir também para restaurar os calçamentos do centro da cidade cujos prefeitos anteriores não deram bolas.