Fato aconteceu recentemente, quando engenheiros da ESALQ/USP, estiveram em um dos assentamentos da região, junto com um dos representantes Ronilson Rodrigues e representantes do STTRE, Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, para a implantação de mais um projeto de assentamento sustentável.
Este é um trabalho especifico de uma universidade que tem como princípio básico, fornecer orientações para todos aqueles que desejam implantar em suas glebas de terras, uma cultura sustentável e rendosa, mas tudo dentro de um padrão esmerado de produção rural.
De acordo com Natanael Braga do STTR, as orientações são específicas para cada gosto de cada um dono de terra, pois isto evita duplicidade de produção e, permite que cada um tenha a sua cultura altamente produtiva.
Para tanto, os assentamentos Santa Maria II; tem um projeto piloto, que já tem recebido visitas de mais de 5 países, para conhecer de perto, como tudo é feito, por outro lado, a equipe tem experiência de 120 assentamentos no pontal do Paranapanema, sendo que a principal atividade é a agricultura orgânica.
Neste trabalho, já chegaram os equipamentos de uma cozinha comunitária, tratores, equipamentos de irrigação, e orientação para a criação de pequenas raças, para melhoramento genético, para suprir as demandas frutíferas nativas e piscicultura.
Neste trabalho inclui orientação para uma diversidade produtiva, dentro da aptidão de cada produtor dono de pequenos lotes, os técnicos pertencem a uma equipe regional, residem em Arraial D’Ajuda, e para realizarem este trabalho, eles contam com a ajuda da VERACEL Celulose e do Governo do Estado. Vejam o vídeo:
Fotos e vídeo: Urbino Brito nossa cara.com